AL^, BRASILIENSES


BAHIA ESTARÁ PRESENTE NO SEMINÁRIO  SOBRE O IMAGINÁRIO LUSO-AFRO –BRASILEIRO,EM BRASÍLIA, DE 10 A 12 DE SETEMBRO/12

 
A escritora e editora baiana  Miriam de Sales Oliveira,estará presente neste seminário em Brasília,como membro do Conselho Consultivo do MIL.
Coordenado pela Profª Drª Chênia Rocha Figueiredo Ávila,a intenção deste Seminário é tornar reconhecida a  riqueza da tradição mítico-espiritual de Portugal e do Brasil  e da importância da integração dos países oriundos da mesma raiz portuguesa.A hora de reviver o tempo da bonança é agora,para que seja garantido a todos os povos o direito á vida,á liberdade  e ao respeito que merecem,levando-se em conta a Cultura da Paz Universal., sonho de José Aparecido.
  O Brasil de hoje,reinventado ,voltado ás suas  estruturas democráticas e contando com o respeito dos seus pares no mundo,irmana-se a Portugal e á África e aos povos de língua portuguesa como unidade de vida e compromisso com o Planeta.
O movimento visa a interação dos povos de língua portuguesa,reunindo representantes de todos os países que têm,no português,sua língua – mãe.
 
Presentes o Presidente do Movimento Internacional Lusófono,Renato Epifânio, o Embaixador Jerônimo Moscardo,secretário de imprensa do Senado Federal e o Magnífico Reitor da UnB,José Geraldo de Souza Jr.
O Seminário inicia-se na Biblioteca do Senado Federal, aberto pelo Presidente do Senado ,José Sarney, com  a apresentação do livro- arte História Viva  ,sendo as atividades seguintes –palestras,debates e mesas-redondas- desenvolvidas no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília.
Sendo a Cidade do Salvador,a maior cidade negra do Brasil e o Estado da Bahia ,onde aportaram  as naus portuguesas em 1500 ,a escritora pretende propor um próximo seminário em Salvador,cidade irmã de Angola e a mais portuguesa das cidades brasileiras.
Aproveitando a oportunidade ,a escritora entregará a personalidades escolhidas ,o excelente livro “Carta ao Presidente” uma coletânea de textos  feitos por diversos autores baianos e organizado pelo jornalista Carlos Souza.

 
 O importante evento,na UnB,estará aberto a todos os residentes em Brasília e adjacências,e, será uma oportunidade única de  se aprofundar na obra humanística de José Aparecido e Agostinho Silva,além de conhecer nossos irmãos em língua ,vindos dos mais distantes confins da terra.