O FUTURO: ILUSÃO?

Este tempo existirá ou será apenas uma possibilidade promovida pelo presente? Ou poderia acontecer se, no passado, algo não tivesse acontecido e atrapalhado o futuro de se realizar?

Se o passado ou o presente são condições para o futuro existir, então este tempo foge do nosso alcance. Como estaremos no futuro se o amanhecer já é o nosso presente? O futuro estará sempre um passo adiante: ou acontecerá ou aconteceria. Veem-se apenas as costas do que nunca veremos de frente! Encarar o futuro? Como?

Futuro mesmo é mistério escrito nas profecias, nas linhas das mãos, na linha do tempo. Tentativa de ser descoberto nas conchas dos búzios, nas cartas do tarô, na borra do café no fundo da xícara, nas simpatias das noites enluaradas, nas rezas fortes para santos e orixás. Ah, quanto mistério há no significado da palavra fu-tu-ro!

Confia-se este tempo a Deus, a entidades, a bruxas, a astros, a elementos, a outros... Empurra-se para frente o que não sabemos o que fazer se um dia o futuro estiver em nossas mãos. Dizer que fará, será, terá parece bem mais fácil. Culpar o que não aconteceu, porque simplesmente aconteceria se não fosse... Dispensa envolvimento, responsabilidades.

Futuro é tempo grávido de esperanças. É tempo por vir. É tempo que se espera. Futuro é algo tão vago que se joga a sorte grande de um dia encontrá-lo para saber o que fazer com ele.

Tudo mudou comparado ao passado, porém, sempre estaremos no presente. Ao longo da história, no entanto, o que vivemos hoje é o futuro do ontem. Então, quem sabe, estamos no futuro e não sabemos... Vivemos iludidos e envoltos pelo próprio tempo.

Luciane Mari Deschamps
Enviado por Luciane Mari Deschamps em 21/09/2012
Código do texto: T3893749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.