SUBSTÂNCIAS DA TERRA E DO CÉU

Os textos sagrados bíblicos revelam que o ser humano é a complexa associação de substâncias materiais com substâncias espirituais. Os humanos foram criados com os mesmos elementos químicos que constituem os demais seres vivos deste planeta. Porém, algo exclusivo a esta espécie aconteceu. O sopro do fôlego divino nas narinas humanas, tornou o ser humano um ser espiritual. A palavra “humano” lembra húmus, barro. No entanto, este ser não apenas tem raízes profundas na terra. Ele é tal qual uma árvore que lança seus galhos para tocar o céu.

As condições terrenas o afetam diretamente e causam carências e sofrimentos. Frio, fome, sede, cansaço, doença... - a lista é imensa. As condições espirituais, aquelas que provém das regiões celestiais também querem afetá-lo. Muitas vezes são elas que suprem as carências e aliviam os sofrimentos. A botânica ainda não encontrou a árvore da esperança ou do perdão ou da compreensão. Essas e tantas outras substâncias vitais provém de fontes que se originam para além da exosfera.

As condições químicas, físicas e biológicas das moléculas e células que constituem o corpo humano afetam as condições do espírito intangível, invisível. O sentido inverso também é verdadeiro. Corpo e espírito formam uma unidade. O corpo doente adoece o espírito. O espírito restaurado restaura o corpo.

A certeza que as leis biológicas nos dão é a finitude da existência do corpo. A esperança que vem de outra dimensão é a superação da morte para uma existência espiritual eterna. Essa esperança já se materializou dentro da história dos humanos. O fato abre novas perspectivas para todos os mortais. O soberano dos céus despiu-se de sua majestade e cobriu-se com a fragilidade humana. Sofreu todas as limitações da existência terrena, inclusive o seu fim, para revelar que a última palavra não é da morte e sim da vida. Jesus afirmou: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, ainda que morra viverá eternamente.”