EXERCÍCIO DE INSPIRAÇÃO

Inspire bem devagar; profundamente... Do jeito que você não está acostumado a fazer.

Segure o ar por alguns segundos... Depois solte bem devagar até esvaziar bem os pulmões...

Repita esse processo simples por alguns instantes enquanto você lê as próximas linhas.

Raramente damos atenção a esse processo ininterrupto de inspiração e expiração que marca nossa vida desde o dia do nosso nascimento.

Viver é respirar.

Viver é inspirar e expirar.

Isso acontece quase sem querer, sem percebermos conscientemente o que estamos fazendo.

O ar é elemento natural abundante; é de graça. Mas é preciso respirar um ar de qualidade. Nossos pulmões precisam ser abastecidos continuamente, mesmo quando estamos dormindo. Disso depende a manutenção da vida e da saúde do nosso corpo.

Também a nossa mente precisa ser abastecida continuamente. Qual é o combustível com o qual você tem alimentado sua mente a todo instante?

Suas ideias, pensamentos, sensações, intuições, percepções, emoções, desejos, motivações, inspirações, conversas, leituras, reflexões, sons, imagens...

A qualidade do material que entra e sai da mente afeta a qualidade da nossa saúde. Fala-se muito em saúde integral. Não só do corpo; não só da mente; não só do espírito; mas essa totalidade interligada que forma o nosso ser e nos equipa para as inter-relações com o ambiente natural e artificial, com os seres humanos e com Deus.

Assim como o corpo e a mente são abastecidos continuamente, também nosso espírito precisa ser abastecido. Caso contrário o tanque espiritual fica vazio. E tanque vazio gera paralisia, enfermidade. As diversas atividades da espiritualidade têm o potencial de servir de inspiração contínua para a saúde espiritual e integral.

Alguns combustíveis espirituais muito utilizados são: Leituras diárias, reflexões, meditações, palestras, cultos, estudos bíblicos em grupos ou individuais, exercício prático do aprendizado em várias ações de ajuda a outras pessoas, orações, cânticos, ouvir ou tocar músicas, compartilhar experiências. Várias dessas atividades promovem muitos encontros de inspiração, de manutenção e aprimoramento da saúde integral.

Sobre a origem da espécie humana, é dito: “Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou alma (psique) vivente.” Gênesis 2.7

Esta frase lembra um escultor ou um oleiro. Ele amassa o barro e vai dando forma ao que antes era uma massa informe. Ao soprar nesse barro, Deus dá um conteúdo para a escultura. O ser humano agora tem forma e conteúdo. Esse conteúdo soprado pelo próprio Deus, nos distingue das outras criaturas feitas todas apenas com o barro, com a matéria terrena. No ser humano coexistem os elementos químicos naturais e os elementos divinos sobrenaturais.

Ao longo da história da humanidade, Deus continua soprando agora nas nossas mentes e espírito palavras inspiradoras. Palavras que restauram, curam, sustentam vidas saudáveis. A palavra soprada por Deus é elemento sobrenatural, mas ela está bem acessível aos humanos. E ela tem sido muito usada como instrumento de intervenção do tratamento das doenças da alma.

Não deixe de inspirar ar puro para seus pulmões. Nem combustível de boa qualidade para sua mente ou para o tanque espiritual. Sua vida será uma grande inspiração para muitos...