SAMPA EM FOTOS & VERSOS


SAMPA EM FOTOS & VERSOS é um projeto meu, idealizado já há algum tempo e que vou implementar à partir de agora, que pretende captar flagrantes do dia a dia desta grande metrópole de São Paulo/SP, a maior da América Latina, minha cidade natal e onde vivo até hoje, que me inspirem a escrever alguma coisa sobre a sua realidade atual.

A idéia é sair com uma máquina fotográfica, sem destino ou objetivo pré-determinados, e fotografar tudo aquilo que  surgir de interessante na observação da vida desta grandiosa cidade, que sempre foi palco de memoráveis episódios da história do Brasil e que possue uma inigualável e rica diversidade artística, social e cultural.

E à partir do que for fotografado tentar repassar, escrevendo e publicando, aqui no Recanto das Letras, as fotos e tudo aquilo que elas ou os fatos me inspirarem, quer seja uma poesia, uma crônica ou até mesmo uma simples frase ou pensamento.

Parte da inspiração deste meu projeto veio à partir da minha admiração pelo genial e mundialmente renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que percorre o mundo fotografando determinadas temáticas, principalmente de cunho social, e de algumas amigas e amigos, aqui mesmo do Recanto das Letras, que já descobriram, assim como eu, a feliz e inspiradora combinação das artes da fotografia e da escrita.  

Eu sei que sou um mero aprendiz e amador em tudo aquilo que este projeto pretende realizar em termos das artes da fotografia e da escrita.

Mas sei também que isto não será um trabalho profissional e sim, e tão somente, mais uma prática da teoria do ócio criativo, que já pratico desde 2006 aqui mesmo neste Recanto das Letras, e que me trás muito prazer e satisfação, independentemente de qualquer remuneração financeira, preocupação esta que da minha parte nunca existiu. 


O prazer de exercer a minha criatividade com liberdade, ocupando parte do meu tempo disponível e exercitando a minha mente apenas naquilo que eu quero e que eu gosto, me proporciona um benefício tão gratificante e tão saudável que não há dinheiro que pague.

Pois como bem disse Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". 

E já que a minha querida Sampa e a sua realidade não são nada pequenas, vamos à luta, vendo o que acontece, constatando e registrando o que a vida desta grande cidade nos oferecerá para o desenvolvimento deste projeto, cujos textos produzidos sempre receberão o prefixo PSFV XX, sempre lembrando e respeitando o lema do seu brasão oficial que diz:


 
NVM DVCOR DVCO

NÃO SOU CONDUZIDO, CONDUZO! 



É o brado da completa liberdade
Que o teu brasão vive sempre aclamando
E é o sonho da verdadeira, real e total igualdade
Pelo qual o teu povo vive sempre labutando e lutando! 

Wilson Madrid
Enviado por Wilson Madrid em 10/04/2013
Reeditado em 11/04/2013
Código do texto: T4233310
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.