Pronuncia-se "Pí-Cú-Ín-Nhá"

Não é todo mundo que sabe o significado dessa palavra, mas Picuinha (Pronuncia-se "Pí-Cú-Ín-Nhá") é uma palavra que significa, basicamente, a junção dos conceitos de "Teimosia", "Implicância" e "Frescura". E, sim, existe no dicionário.

Basicamente, Picuinha é o motivo pelo qual o mundo torna a ser tão complicado de forma totalmente fútil, desnecessária.

Faz pouco tempo que aprendi a escrever objetivamente. Os resultados são estranhos e sinistros, quase que raivosos, mas talvez exista muita raiva na objetividade. Pense nisso.

E se você ainda não concordou com minha afirmação sobre Picuinha, explicarei melhor!

Às vezes eu gostaria de ter um espaço para colocar textos para não ser julgado, mas ao mesmo tempo gostaria de tê-lo em pauta numa conversa com amigos. É a Picuinha que me faria ficar chateado e completamente desolado ao aceitar qualquer realidade diferente desta.

Quando você perde (figuradamente falando) em algo na vida, a reclamação e não aceitação da derrota de torna um grande possuidor de Picuinha.

Agora imagine o mundo sem Picuinha. É a mesma coisa que cantar "Imagine" de John Lennon. Todos viveriam em paz.

Porque uma coisa é o ser humano estimar algo e ficar triste por isto; outra é ele transformar sua vida em jogo psicológico e sentimental porque finge que estima coisas que na verdade não têm (ou não deveriam ter) um verdadeiro valor em sua Vida.

Forçar a estima por algo ou agir como alguém que não sabe perder são métodos muito eficazes de complicar a Vida do ser humano.

Muitas vezes vejo pessoas reclamando por coisas que elas nem dão valor de verdade. Ou, se dão valor, não fazem nada por isso. Oras! Se não há nada pra fazer, DE VERDADE, então reclamar se encaixa no contexto de "Nada", correto?

Confesso que é muito difícil largar a "Picuinha". É como um vício e um defeito inicial do ser humano. Chega a ser duplamente difícil encontrar alguém que também não tenha, o que te torna possuidor da mesma novamente (A frustração é uma armadilha da Picuinha).

Em outras palavras, eu sei que é difícil sobreviver ao massacre psicológico que tenta te tornar parte do padrão. Mas alguém precisa CRIAR e ADMINISTRAR o padrão e, amigo, se você não se acha capaz de mudar algo, então não tente. É difícil e doloroso demais.

Costumo dizer: Seja a mudança que você quer ver no mundo. E de fazer isso ninguém pode te impedir. É até uma forma sagaz de viver! Mas lembre-se que ninguém escapa da Picuinha por muito tempo.

Então, você quer ver a mudança? Você quer algo novo? Aproveite o primeiro sopro da liberdade interna (porque sim, você pode ser preso aos seus próprios ideais de forma a se impedir de viver) e corra para a rua para fazer algo!

Cante para alguém. Elogie uma pessoa que você achar bonita. Tire um sorriso inocente. Salve o dia de alguém.

Mas, por favor, pare de achar motivos para ter motivos para complicar a vida alheia. Diga não à Picuinha!

E se achar sua Vida melhor assim, tudo bem. Afinal, o movimento "Anti-Picuinha" não passa de uma Picuinha minha. Não é?