Num almoço com duas grandes amigas, conversávamos descontraidamente sobre diversos assuntos até que esbarramos num tema: preocupar-se por antecipação. É bom? Faz bem?

Na Bíblia, Eclesiastes, Cap. 3, diz que existe um tempo certo para cada coisa, momento oportuno para cada propósito debaixo do sol: Tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de colher. Pensando nisso, lembrei da borboleta e faço uma analogia com esse inseto tão lindo e delicado.

Bem, a gente sabe que a borboleta passa por estágios definidos até chegar a fase adulta, na qual se reproduz e completa seu ciclo de vida. A cada etapa vencida, a borboleta sofre transformações de cor e forma auxiliando em sua evolução e "confundindo" os seus predadores. Do ovo de  borboleta nasce a larva (lagarta), a qual vira pupo (crisálida), uma terceira transformação,  até o corpo da borboleta se formar sob a casca da crisálida.

Nós, também, evoluímos. O amadurecimento traz grandes transformações.  A cada dia uma fase é superada. Antecipar os problemas é atropelar etapas a serem ultrapassadas. Cada coisa no seu devido tempo e lugar. As dificuldades que surgem ao longo do caminho são inerentes ao ser humano. No entanto, resolver um problema de cada vez ou transpor o período conturbado com sensatez e disposição já ameniza a situação. A preocupação antecipada acumula ansiedade e na hora de agir a pessoa está exausta emocionalmente.

Há quem discorde, afirmando: "É melhor prevenir do que remediar" ou "um homem prevenido vale por dois".  Concordo plenamente! Mas, o tema aqui não trata de situações como, por exemplo, administrar uma empresa que,  mesmo com lucro e crescendo satisfatoriamente, existe a necessidade de se criar estratégias para prevenir os riscos.  O ser humano tem uma atração por notícias ruins. Não é a toa que o número de programas na rádio e TV sobre tragédias são líderes em audiência. Precisamos aproveitar cada momento de nossas vidas de forma mais suave, sem a necessidade de acumular notícias e pensamentos negativos.

Voltando as lindas e coloridas borboletas... A metamorfose de lagarta à borboleta é um fenômeno belo da natureza, mas é também a certeza de que existe equilíbrio onde ela habita!  Vamos evoluir e deixar a lagarta que existe em nós para trás... É preciso aflorar o que temos de melhor com fé e serenidade,  e deixar que a nossa alma seja bela e leve como uma borboleta.


* (Imagens extraídas de: 1ª  http://wwwumbrilhoespecial.blogspot.com.br/2011/10/borboleta-e-flor.html).