Nunca é tarde para mudar

Um homem muito rico tinha um filho indisciplinado, que gostava de péssimas companhias, era viciado em jogo e cometia todo tipo de excessos. Durante vários anos tentou orientá-lo, mas o filho nunca lhe dava atenção. Um dia, depois de muitas tentativas para mudar o seu comportamento, ele lhe disse: 'Eu sei que você não vai mudar, e vai chegar um momento em que acabará perdendo o dinheiro, perderá seus amigos e não terá forças para continuar vivendo. Sei que você terá vontade de acabar com tudo. No celeiro da nossa fazenda há um suporte de madeira. Pode se enforcar ali.' Algum tempo depois, seu pai faleceu, e o jovem imprudente continuou com sua vida de excessos. Depois de alguns anos, acabou perdendo todo o seu patrimônio, os amigos o abandonaram e sem recursos foi forçado a vender a fazenda, o último bem que lhe restava. Desesperado, sem forças para seguir em frente, decidiu se suicidar. Entrou no celeiro, colocou uma corda no suporte de madeira e a colocou em seu pescoço, disposto a pôr um fim em sua vida. Nesse momento, um grande sentimento de angústia e arrependimento tomou conta de seu coração. Pensou: 'Eu daria tudo para poder recomeçar. Se pudesse ter outra chance, teria uma vida muito melhor, modificaria tudo o que fiz, mas agora é tarde demais, tudo acabou.' Com lágrimas nos olhos, sentindo-se culpado por tudo de errado que fizera, pulou do suporte. A madeira estava apodrecida e o suporte se quebrou. Ao cair no chão, percebeu que algo estava caindo sobre ele, e, surpreso, viu que eram diamantes. Em seguida, uma folha de papel também caiu. Era uma carta de seu pai, que dizia: 'Meu filho, eu sempre te amei, e te amarei para sempre, mesmo após a morte. Sei que certamente você se arrependeu da vida que teve, e daria tudo para poder recomeçar. Esta é a sua segunda chance. Aproveite bem esses recursos, assuma o compromisso de transformar em amor e trabalho tudo o que fez de errado, tornando-se uma fonte de bênçãos para todos que estiverem à sua volta, esforçando-se para ser uma pessoa melhor a cada dia, porque nunca é tarde para recomeçar.'

Esse pai representa Deus, e o filho somos nós. Devemos entender que nunca é tarde para mudarmos nossas atitudes, sempre podemos mudar e assumir um novo comportamento de amor, respeito, equilíbrio e disciplina em tudo que fizermos. Essa escolha só depende de nós.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 13/12/2013
Código do texto: T4610596
Classificação de conteúdo: seguro