A CAUSA E O EFEITO
 
 
                    De repente numa praia cheia de banhistas, dentro de uma danceteria, num estádio de futebol, num ginásio de esportes ou numa igreja superlotada de pessoas se espremendo por todos os lados, sentimos um vazio total e uma solidão sem fim. No meio da multidão estamos isolados. Por conta disso vem-nos uma amargura e a vontade de chorar.
                    Olhamos para os quatro cantos do ambiente, vemos tudo, mas nada enxergamos porque estamos totalmente distantes de nós mesmos. É a famosa lei da causa e efeito se manifestando.
                    Ainda que inconcientes, nós criamos a causa quando egoisticamente saímos sozinhos para um dos programas antes citados em busca de aventuras, deixando em casa nossos filhos, nossas esposas e companheiras ou mesmos os nossos pais idosos ainda carentes da nossa atenção e carinho.
                    Quando pegamos uma pedra e a atiramos contra uma vidraça estamos criando a causa. Os vidros quebrados, as discussões sobre a culpa, o ressarcimento dos danos morais e materiais são as conseqüências inevitáveis, qual seja: o efeito da causa.
                    Assim funciona tudo no mundo e nas nossas vidas, Nada é por acaso. Tudo acontece de acordo com o modo com o qual nós fazemos uso do nosso livre arbítrio.
                    Se agirmos sempre criando causas boas, justas e úteis ao bem comum, não pensando apenas em si próprio, mas em todos os nossos irmãos ligados ou não por laços consangüíneos, certamente os efeitos aparecerão favoráveis.
                   Ao contrário estamos fadados a arcar com as consequências, ás vezes desastrosas.