A IMPRENSA E VIOLENCIA

PODER IMENSURAVEL DA MÍDIA

Iran Di Valencia

Exaltam-se os poderes políticos discricionários, contudo, a mídia em geral é que tem um poder imensurável. O próprio Jesus, que os profissionais de marketing de hoje o designam como o mais competente merchandising da história, comprovou essa assertiva ao escrever na areia e falar para uma multidão plebéia e suas mensagens modificaram a história da humanidade. Isto é incontestável. Os demais profetas que se arvoraram mensageiros divinos não gozaram de tal poder. É uma prova indiscutível de que Jesus é mesmo Filho de Deus.

Mas, não é sobre religião que pretendo exaltar e sim, o poder da mídia e como a única capaz de modificar o clima de violência que vem se alastrando ameaçadoramente sobre a sociedade, e o aparecimento de políticos guerreiros, como os de séculos atrás a quem se exaltava por seus feitos de conquistas.

Darei mais um exemplo, bem recente, como argumento de minha tese. Há menos de três décadas, devido sucessivas crises financeiras causadora do desemprego, os profissionais da mídia publicitária descobriram o filão de ouro dos idosos, antes classificados de velhos, porque eram eles que estavam sustentando com suas aposentadorias os descendentes desempregados. Imediatamente, encontraram um slong de Terceira Idade. Começaram então um trabalho de exaltação de suas qualidades. Mas, parte dos idosos não apreciou esse chavão que lhes fariam lembrar países do terceiro mundo. Inteligentemente, eles logo bolaram o slong Boa Idade. Resultado: Procuram apagar a classificação de velhos e exaltaram a de idosos e os trouxeram para as academias, andanças de ruas, esportes, etc., enfim, a mídia, com o seu poder, fez até gerar um Estatuto do Idoso. E isso não foi obra de governos ou políticos.

Eis porque afirmo, só a mídia terá poder para modificar a tendência para o mal de parte de uma sociedade em decomposição e explorada por políticos inescrupulosos, cujos nomes são mundialmente conhecidos, por gregos e troianos.

Então, apelo desesperadamente para a mídia em geral despertar para esse problema, para salvar a humanidade e, claro, a si própria.

Imploro aos caros colegas que estão usando sua inteligência expondo sentimentos, para colaborarem nesse intento. Jesus disse: De grão em grão se contrói uma montanha.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 05/05/2007
Reeditado em 08/05/2007
Código do texto: T475558