Construindo a felicidade
Construindo a felicidade
O que é a felicidade ? Ser feliz não é possuir tudo que gostaríamos. É possuir as coisas mais importantes e aprender a usufruir corretamente os recursos e oportunidades que a vida nos apresenta. Devemos entender que a vida é adaptação. Sempre estamos nos adaptando às pessoas, ambientes e situações. Nunca temos a família perfeita, os amigos perfeitos, a esposa ou marido perfeitos, a vida perfeita. Cada coisa tem suas imperfeições e qualidades. Há uma frase que define a postura que devemos ter diante da vida: a felicidade é 10% de realidade e 90% de percepção. Tudo depende de como percebemos as coisas e como nos adaptamos à realidade onde estamos vivendo. Algumas pessoas possuem tudo e nunca estão satisfeitas. Outras têm uma vida bastante simples e sabem ser felizes com os recursos que possuem, porque aprenderam a ser felizes. O que acontece quando colocamos uma pedra no meio de um prato ? A pedra fica ali, não muda de forma, não se ajusta ao formato do recipiente. E quando colocamos água no prato ? A água se espalha, tomando a forma do prato, adaptando-se a ele. Alguns indivíduos são como uma pedra - não mudam de forma, não se adaptam às pessoas e ambientes. Outras são como a água - adaptam-se com facilidade. É importante descobrir: você é como a pedra ou como a água ? Todos têm a capacidade de aprender a se adaptar. O mundo está cheio de atrativos, e a cada momento nos convida a adquirir novos objetos, novas conquistas materiais, emocionais ou intelectuais. Mas será que nós precisamos dessas coisas ? Para ser feliz não precisamos ter tudo. Precisamos ter as coisas essenciais e saber conviver com elas. Não é errado ter ambição, querer melhorar a nossa situação financeira, nossa vida social ou afetiva. O errado é o excesso de ambição, o desejo de conseguir sempre mais, de conquistar coisas que não necessitamos e que talvez sejam até prejudiciais à nossa vida. Pense nisso.