Ginástica moral

Quando eu estava na 7ª série numa aula de ciências o professor nos mostrou duas fotos. A primeira era de um homem bem magro, e a segunda de um homem bem musculoso se exercitando numa academia. O professor perguntou: 'Qual desses dois homens tem mais músculos ?' E todos responderam: 'O segundo.' O professor disse: 'Não. Os dois têm exatamente a mesma quantidade de músculos. A diferença é que o primeiro não desenvolveu os seus músculos, e o segundo os desenvolveu bastante através dos exercícios físicos.'

Da mesma forma que todas as pessoas têm o mesmo número de músculos em seu corpo, e desenvolvê-los ou não depende do nosso esforço, todos têm muitas virtudes adormecidas dentro de si, e todos têm condição de desenvolver essas virtudes através do esforço e da persistência. Cada um de nós tem o potencial para desenvolver a bondade, a capacidade de perdoar, a compreensão, a paciência, a gentileza, o respeito, a disciplina, a solidariedade, etc. Tornar-se uma pessoa cada vez melhor é como uma ginástica, é exercitando as qualidades diariamente em todos os ambientes e situações que conseguimos evoluir em todos os sentidos, tornando-nos exemplos de conduta para os outros. No dia-a-dia não devemos apenas esperar que as outras pessoas tenham educação, devemos sempre demonstrar a nossa educação, a nossa retidão em todas as atitudes que tivermos. Lembremos sempre dessas palavras: o indivíduo realmente educado se revela nas menores coisas, porque o processo de auto-aperfeiçoamento abrange todos os detalhes de nossas vidas, desde os mais insignificantes até os mais grandiosos.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 16/04/2014
Código do texto: T4771276
Classificação de conteúdo: seguro