A Bíblia deve ser interpretada ao pé-da-letra ?

A Bíblia deve ser interpretada ao pé-da-letra ?

É importante compreendermos que a Bíblia contém duas partes: uma mensagem divina, definitiva, que nos convida ao autoconhecimento, à vivência do amor, à busca da autotransformação com o objetivo de nos tornarmos seres humanos cada vez melhores, e uma linguagem simbólica, que não deve ser compreendida de maneira literal. Devemos levar em consideração que os textos bíblicos foram escritos por vários autores, ao longo de vários séculos, em contextos históricos específicos, dentro das limitações do conhecimento existente naqueles momentos. Tomemos como exemplo a história da arca de Noé. Segundo o texto bíblico Noé teria abrigado no interior da arca todas as espécies de animais. Durante a Idade Média, quando ainda não havia a preocupação de se interpretar a Bíblia de maneira lógica, alguns estudiosos, tomando como base o conhecimento científico de sua época, calcularam que a arca deveria ter 5000 metros de comprimento e 200 andares (devemos lembrar que mesmo hoje, com a tecnologia atual, nem o maior petroleiro do mundo chega a 10% desse tamanho). Atualmente a Biologia já catalogou mais de 1 milhão de espécies de animais. Portanto, como seria possível colocar todas as espécies numa única embarcação ? Precisamos lembrar também que os animais estão espalhados pela Terra. Como Noé poderia viajar por todo o mundo para recolhê-los ? Como conseguiria ir à África para pegar os gorilas ? À América para pegar as lhamas ? À Austrália para pegar os cangurus ? Ao Pólo Norte para pegar os ursos polares ? À Antártida para pegar as focas ? Através desse exemplo podemos ver que muitos trechos da Bíblia possuem um caráter simbólico, não podendo ser interpretados ao pé-da-letra.

Uma história diz que um rapaz queria conhecer a essência da mensagem bíblica. Procurando um grande estudioso da Bíblia, ele perguntou: - Você pode me explicar todo o conteúdo da Bíblia enquanto permaneço de pé, apoiado num só pé ? O estudioso respondeu: - Isso é impossível. Procurou então outro estudioso bastante conhecido, e ele respondeu: - Sim, eu posso ensinar toda a mensagem bíblica em tão pouco tempo. Assuma a posição. Então, ele ficou apoiado num só pé, e o rabino disse simplesmente: - Ama ! O rapaz perguntou: - Só isso ? E o resto da mensagem ? O homem respondeu: - A mensagem essencial da Bíblia é o amor ao próximo e a nós mesmos. O resto é só para explicar isso melhor. Nelson Mandela dizia que a educação é a arma mais forte que podemos usar para mudar o mundo. Educar nossos sentimentos, despertando em nós o amor, a solidariedade, praticando a bondade com disciplina e perseverança, isso é o que a Bíblia nos convida a fazer.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 21/04/2014
Código do texto: T4777327
Classificação de conteúdo: seguro