Cidadania

O que é ser um bom cidadão ? É conhecer e cumprir os nossos deveres com a sociedade; é conhecer, exercer e lutar por nossos direitos. É seguir essa regra universal: fazer aos outros o que queremos que nos façam.

Alexandre, o Grande, dizia a seus soldados: 'Lembrem-se sempre que do comportamento de cada um depende o destino de todos.' Um país é como um organismo, e cada pessoa é como uma célula desse organismo. Se todas as células funcionarem bem o organismo será saudável. Quando as células apresentam problemas o corpo adoece. Nossos pensamentos, sentimentos e atitudes negativos são como doenças enfraquecendo a saúde de uma nação.

Há uma história que mostra a responsabilidade de cada um de nós no destino de nossa pátria. Um rei bondoso e progressista decidiu construir na capital de seu reino um lago artificial. Mas não seria um lago qualquer, seria um lago de leite. Para alcançar o seu objetivo decretou que cada cidadão deveria contribuir com um copo de leite para encher o lago. Assim, com cada pessoa contribuindo com um pequeno esforço, seria fácil. Algum tempo depois o lago estava construído, e o rei foi ver o resultado. Ficou surpreso ao saber que o lago estava cheio de água, e não de leite, porque todos foram durante a noite para enchê-lo, e cada um pensou: 'Se num lago inteiro de leite somente o meu copo for de água, ninguém perceberá nada.' Essa é a atitude que muitos indivíduos insistem em manter. Pensam: 'Se muitos são desonestos e irresponsáveis, porque eu devo agir com retidão ? Porque preciso me esforçar num mundo cheio de erros, onde a honestidade quase nunca é recompensada ?'

O indivíduo realmente consciente, que ama seu país, assume o compromisso de contribuir diariamente para a criação de uma nação melhor, pois o embrião do país do futuro está adormecido dentro de nós. Há uma regra fundamental que devemos seguir para sermos cidadãos corretos e úteis para a sociedade: tudo o que fizer, faça com o máximo possível de perfeição, com o máximo de dedicação e organização que puder, pensando sempre no bem de todos que estiverem à sua volta. Martin Luther King dizia que para o triunfo dos maus basta que os bons não façam nada. Tomemos a iniciativa de analisar a nossa conduta, modificando nossas atitudes, aperfeiçoando-nos continuamente, começando em nós mesmos a mudança que queremos ver em nosso País.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 23/04/2014
Código do texto: T4779885
Classificação de conteúdo: seguro