Trabalho

O que é trabalho ? Qualquer atividade útil é uma forma de trabalho, independente do fato de ser remunerada ou não.

É muito comum ouvirmos afirmações desse tipo: 'meu filho não trabalha, só estuda, não contribui com nada em casa', 'minha mulher não trabalha, apenas cuida da casa', 'meu avô é aposentado, faz ações voluntárias em uma associação mas não trabalha mais'. Devemos entender que muitas atividades são extremamente úteis para a sociedade, embora sejam atividades não profissionais. O estudo é tão importante quanto o trabalho profissional, ou até mais ainda, porque sem aprendizado não existe vida profissional. Cada trabalhador só é capaz de fazer o seu trabalho porque aprendeu antes. Se perguntarmos a um engenheiro: 'Em seu trabalho é preciso saber ler e escrever, fazer cálculos, saber se relacionar com as outras pessoas, não é ?', ele terá que responder que sim. Portanto, se alguns anos atrás ele não tivesse entrado numa escola e começado a aprender, seria o profissional que é agora ?

O trabalho de uma dona de casa ou de um voluntário é igualmente necessário e valioso, ajudando muitos indivíduos, garantindo a manutenção dos lares, a formação das crianças, preparando-as para a vida em sociedade, fornecendo auxílio e conforto a muitos necessitados. Diariamente quantas pessoas ao redor do mundo recebem um prato de sopa, uma palavra amiga ou um remédio para as suas dores graças ao trabalho de alguns voluntários ? Quantos portadores de doenças físicas e mentais recebem alívio graças à dedicação de indivíduos que renunciam ao lazer e ao descanso, doando seu tempo e seu esforço em instituições filantrópicas ?

Quando estamos em casa lendo um livro, pesquisando algo útil na internet, assistindo a um documentário ou ouvindo um programa de rádio educativo, conversando com alguém e aprendendo algo novo, estamos adquirindo conhecimentos úteis que poderão nos ajudar no futuro e que poderemos compartilhar com os outros. O mundo está cheio de elementos educativos, de informações, indivíduos e situações que podem nos ensinar alguma coisa positiva.

Quando pegamos uma vassoura para limpar nossa casa, quando visitamos um amigo para lhe dar apoio, para ajudá-lo a superar uma situação difícil, também estamos trabalhando. Portanto, é importante que compreendamos que todas as ações úteis contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Qualquer ação que realizarmos, seja de natureza profissional ou não, deve ser feita com o máximo de dedicação possível, com seriedade, disciplina e retidão. Podemos e devemos trabalhar até o último dia de nossas vidas. Quando nos aposentarmos podemos cultivar o estudo, podemos compartilhar a nossa experiência com os outros, podemos ajudar muitas pessoas através de um trabalho voluntário. Não é porque não exercemos mais uma atividade profissional

que deixamos de ser úteis para a comunidade em que vivemos. E mesmo numa cama de hospital, vivendo os últimos dias dessa existência ainda podemos trabalhar, fazendo uma análise de nossas atitudes, perdoando as ofensas recebidas, extraindo um aprendizado útil das situações que vivenciamos. Respeitemos todas as formas de atividade construtiva, utilizando nosso tempo, nossos recursos e oportunidades de forma responsável, contribuindo para a criação de uma sociedade melhor, onde a marca de cada pessoa seja o amor e a disciplina. Há um ditado que diz: As pessoas comuns se preocupam em como passar o tempo; as pessoas sábias se preocupam em como usar produtivamente o tempo. Pense nisso.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 23/04/2014
Código do texto: T4779896
Classificação de conteúdo: seguro