Construindo a paz

Nós só podemos promover a paz se ela reinar em nossas almas. Não adianta tentarmos impor a paz às pessoas enquanto elas não tiverem a paz dentro de si. Devemos compreender que a violência que vemos em todas as partes do mundo é simplesmente o reflexo do desequilíbrio que existe no mundo íntimo de cada indivíduo. Para sermos agentes da paz precisamos construir em nós mesmos um estado de serenidade, de tolerância, aprendendo a desejar o bem de todos, tratando os outros como gostaríamos de ser tratados. Precisamos desenvolver a empatia (sentimento que nos torna capazes de nos colocar no lugar dos outros, de sentir o que os outros sentem, de compreender que o mesmo frio que temos os outros também têm, que a fome que sentimos os outros sentem, que o que dói em nossos corpos ou em nossos corações dói igualmente nos outros).

Pensamentos e sentimentos sintonizados com o amor e o bem - essas são as únicas ferramentas realmente eficazes que podemos usar para criar uma sociedade equilibrada. Imaginemos a seguinte situação: dois indivíduos começam a se agredir fisicamente. Alguém os prende, cada um numa cela, sem contato físico, mas eles continuam se agredindo com palavras, trocando ofensas e ameaças. Então são transferidos para celas distantes uma da outra, mas mesmo sem nenhum contato continuam se agredindo em pensamentos, cada um desejando encontrar o outro para agredi-lo. Enquanto a violência não for eliminada de dentro de nós jamais deixará de existir no mundo externo.

Tomemos a iniciativa de construir dentro de nós a harmonia que queremos ver no mundo exterior, conscientes de que o mundo equilibrado do futuro nascerá da transformação íntima de cada um de nós. Como dizia Martin Luther King, o mundo melhor que sonhamos começa a ser edificado no interior de nossos corações e mentes, através da vivência constante do amor e da paz.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 30/04/2014
Código do texto: T4788913
Classificação de conteúdo: seguro