Nossa missão

O filósofo Spinoza dizia que a grande missão do ser humano é aprender a sintonizar a nossa vontade com a vontade de Deus. E qual é a vontade de Deus ? Ele espera que cada um de nós assuma o compromisso de buscar a perfeição em todos os sentidos, desenvolvendo as qualidades que temos adormecidas em nosso mundo íntimo, desenvolvendo a nossa inteligência para aprender coisas úteis, desenvolvendo a capacidade de amar, de desejar somente o que é justo e correto, de aprender com as várias situações que a vida nos apresenta, adaptando-nos às pessoas e ambientes, cumprindo nossos deveres e exercendo nossos direitos. Devemos identificar as qualidades que já possuímos para aperfeiçoá-las cada vez mais, e as imperfeições que ainda temos para corrigi-las. Essa missão de auto-aperfeiçoamento é igual para todos em suas bases fundamentais, mas é diferente nos detalhes de acordo com a realidade de cada indivíduo, pois cada vida apresenta particularidades, condições e desafios específicos. Nós cumprimos nossa missão em todos os momentos de nossas vidas, em todos os lugares onde estivermos e no contato com todas as pessoas com quem formos levados a conviver, em nossa vida familiar, social e profissional, porque o indivíduo realmente espiritualizado se revela nas menores coisas. Poder dizer a nós mesmos: 'hoje sou uma pessoa melhor do que ontem, e amanhã serei melhor do que hoje, capaz de praticar mais amplamente o amor, a disciplina e as ações úteis e construtivas' - essa é a missão fundamental de todos nós.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 30/04/2014
Código do texto: T4788919
Classificação de conteúdo: seguro