A essência da educação

Johann Heinrich Pestalozzi, um dos maiores educadores que o mundo já conheceu, definia a educação como o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades do indivíduo. Todas as capacidades físicas, mentais e emocionais do ser humano podem ser educadas através do exercício, do esforço e da orientação correta. Existe uma educação física, científica, filosófica, artística, política, sociológica, moral, religiosa, emocional, econômica ou sexual. No universo da educação o centro

pode estar em toda parte. Podemos concentrar os esforços em cada área específica, de acordo com o aspecto do ser humano que

desejamos desenvolver. Educar significa transformar potencialidades latentes em poderes ativos, despertando e aperfeiçoando as capacidades que já possuíamos em estado embrionário. Educar não é apenas transmitir conhecimento. É acima de tudo a arte de

formar o caráter dos indivíduos, de desenvolver o espírito de fraternidade, de respeito e harmonia, ensinando a viver em

sociedade. Não basta educar a inteligência, enchendo os cérebros de informações. É necessário educar igualmente a vontade, para

aprendermos a desejar somente o que é correto e justo, e o sentimento, para alcançarmos o equilíbrio mental e emocional. Como dizia Sócrates, de que servirá a educação, se ela não for capaz de despertar as virtudes da alma ? O que adianta termos muito conhecimento, desenvolver habilidades técnicas, sensibilidade estética e sofisticação intelectual, se continuarmos sendo indivíduos dominados pelo egoísmo, ambição, agressividade, orgulho e preconceito ?

A educação não termina quando saímos da sala de aula, quando concluímos nossas atividades escolares. Para o verdadeiro estudioso a educação continua ao longo de toda a vida, em todos os momentos e ambientes, pois o mundo é uma fonte inesgotável de conhecimentos. Podemos aprender com tudo e com todos, podemos conhecer tudo e extrair de cada experiência um aprendizado útil. Aquele que busca a verdade jamais pára de aprender, e se esforça para compartilhar com todos o patrimônio de conhecimento adquirido.

Pestalozzi possuía um método de ensino baseado em 3 diretrizes: curiosidade, praticidade e fraternidade. Procurava desenvolver no aluno o desejo de aprender, o prazer de aprender, partindo do conhecido para o desconhecido, através de métodos que facilitavam a compreensão e a memorização das informações. Esforçava-se principalmente para evidenciar a praticidade do conhecimento, mostrando para que serviria em nossa vida prática o que estava sendo aprendido em sala de aula. E procurava preparar os aprendizes para a vida em sociedade, desenvolvendo as qualidades morais, o espírito de cooperação, a disciplina, o ideal da busca constante de conhecimento e do auto-melhoramento, formando cidadãos conscientes e capacitados para conduzir suas vidas de forma útil e construtiva.

Aprender sempre, questionando sempre numa busca sincera pela verdade, mantendo a mente aberta para novas idéias; compartilhar sempre que for possível o que aprendemos; e vivenciar o que aprendemos, usando o conhecimento de maneira responsável, tornando-nos seres humanos cada vez melhores - este é o verdadeiro ideal educacional que devemos seguir.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 12/05/2014
Código do texto: T4803872
Classificação de conteúdo: seguro