Jesus e a Mulher Samaritana

-

-

Jesus e a mulher samaritana - (Evangelho de João Capítulo 4)

-

-

Que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com você!

-

-

-

Muita gente já ouviu falar da história de Jesus e a mulher samaritana. O texto bíblico de João, fala a respeito de uma mulher que não era feliz, pois levava uma vida completamente fora da vontade de Deus, trocando de marido de tempos em tempos. Até que um dia, ela teve um encontro com o Senhor e Salvador Jesus Cristo. A partir daí, a sua vida mudou completamente, como da água para o vinho.

Vamos ler o que a Bíblia diz a respeito desta mulher:

Naquela época, havia uma grande rivalidade entre samaritanos e judeus. Por esta razão, Jesus elogiou a atitude de um Samaritano viajante, que se compadeceu de um homem ferido por salteadores. Mostrando, com essa parábola, que o mais importante é o amor ao próximo, pois Deus não aprova o ódio, a ira, o rancor e a inimizade entre os seres humanos, criados a imagem e a semelhança de Deus.

Nesta parábola, Jesus conta que um sacerdote e um levita, ambos “religiosos”, observam de longe, o sofrimento daquele homem que foi assaltado e espancado. Porém, eles seguem os seus caminhos, sem nada fazer para ajudá-lo.

A mulher samaritana era triste, pois a sua vida amorosa era instável. Ora ela estava com um homem, ora estava com outro. Buscando nessa "troca de parceiros", a verdadeira paz e felicidade. Porém, jamais pode alcançar o que sua alma tanto almejava: SER FELIZ!

A Bíblia Sagrada relata que aquela mulher estava assentada a beira de um poço, do qual, ela e muitas pessoas, tiravam água para matar a sede. Aquele poço pertencia a Jacó, mas por desobediência a Deus, a herança que era dos judeus, passou para as mãos dos samaritanos.

Samaria

A província da Samaria compreendia primeiramente todo o território ocupado pelas dez tribos revoltadas, as quais se reuniram sob o governo de Jeroboão. Estendia-se desde Betel até Dã, e desde o mar Mediterrâneo até a Síria e Amom.

A cidade de Samaria, capital das dez tribos, era uma praça forte, semelhante á de Jerusalém. Estava situada a meio caminho do Jordão ao Mediterrâneo, ao oriente da planície de Sarom.

Os reis empreenderam muitas obras na cidade de Samaria para a tornarem forte, bela e rica. Nela, Acabe, rei de Israel, construiu uma casa de marfim (1 Reis 22:39); e o profeta Amós descreveu a cidade como sendo a sede do luxo e efeminação (Amós 3:15; 4:1,2). A vida de Acabe e a sua morte, e também o culto a Baal, acham-se relacionados com a cidade de Samaria.

-

-

Os samaritanos

Seita antiga, e ainda hoje existente entre os judeus, derivando o seu nome de Samaria, a cidade capital dos seus domínios. Depois da queda de Samaria e do reino de Israel, o conquistador Sargom levou a massa dos seus habitantes para a Assíria, sendo depois repovoados, em parte, os territórios dos israelitas por estrangeiros, vindo das regiões vizinhas do Tigre e do Eufrates (2 Reis 17).

Estes, e os israelitas, que tinham ficado na terra de Israel, aliaram-se por casamentos recíprocos, tomando mais tarde o nome de samaritanos.

Fonte: Dicionário Bíblico, Pág. 439 – Editora Didática Paulista

-

-

-

Tirar água do poço, significa:

-Ir em busca da felicidade

-Saciar a sede

-Refrigerar-se

-Aliviar-se

-Banhar-se

-Limpar-se

A humanidade afastou-se de Deus

Após o pecado de Adão e Eva, uma grande maldição caiu sobre os seus descendentes.

- O PECADO

- A MORTE

- A REBELDIA

- A DEPRESSÃO

- A TRISTEZA

- AS ABERRAÇÕES

- AS ABOMINAÇÕES

- OS CRIMES

-

-

Assim como a mulher samaritana buscava água naquele poço fundo, a humanidade busca a paz e a felicidade num mundo cheio de violência, injustiça e grandes males.

O homem, ao afastar-se de Deus, tornou-se "SEDENTO", ou seja, tem sede de ser feliz. E grande é o número de pessoas que fazem de tudo para tentar "MATAR A SEDE".

Aquela mulher já tinha vivido com vários "maridos", porém, nenhum deles foi capaz de saciar a sua "sede" de ser feliz de verdade. Nenhum dos homens, com os quais aquela pobre mulher se relacionou, pode trazer a paz de espírito para a sua vida.

Nos dias atuais, existem milhares de pessoas em busca de "ÁGUA", porém acabam encontrando uma água que não mata a sede. Pelo contrário, sua sede aumenta ainda mais. O Senhor Jesus explica para aquela mulher que:

“ELE TEM A MELHOR E MAIS SAUDÁVEL ÁGUA DO UNIVERSO”

Jesus Cristo é Deus, e como Tal, Ele conhecia toda a vida daquela mulher triste e vazia. As pessoas, neste mundo tão moderno, cheio de novas tecnologias, devido ao avanço científico, buscam a satisfação naquilo que o seu dinheiro pode comprar. Em contrapartida, não são felizes, pois falta-lhes: "ÁGUA", para realmente matar a sede.

Por mais rica que uma pessoa seja, longe de Jesus, ela nunca será feliz. Por isso, muitos milionários já cometeram suicídio. Não porque lhes faltasse dinheiro, casas luxuosas, carros caríssimos, roupas, comida, remédios... Não!

FALTA-LHES ÁGUA!

A água que só Jesus Cristo pode dar!

Assim como aquela mulher, trocando de marido, procurava a felicidade, hoje, muitos casais se separam, pensando em encontrar a felicidade em um novo casamento. E assim, homens e mulheres vão passando de mão em mão, como verdadeiros "cântaros" mergulhando em vários poços, a procura de água. Muitas vezes, entrando em contato com águas “SUJAS”, “BARRENTAS”, “SALOBRAS”, “POLUÍDAS”, e “CONTAMINADAS”.

Neste exato momento, ao redor do mundo, existem milhares de pessoas com os seus cântaros nas mãos. Tentando buscar "água" em um poço fundo, para saciar a sua sede.

O homem moderno vive na depressão, pois a sociedade joga em suas costas os problemas que ela não consegue resolver. Os hospitais estão cheios de pessoas a beira da morte. Os presídios estão superlotados. São preocupações com a família, com o trabalho, com a escola, com os filhos, com o casamento, com as contas para pagar, estudos, dívidas, etc...

Estes problemas provocam "sede" no homem moderno, que mesmo em meio a tantos recursos da tecnologia, se sente como o "homem das cavernas".

O avanço da ciência, anunciado há mais de três mil anos no livro do profeta Daniel, trouxe ao mundo diversas vantagens. Hoje o homem voa, navega na internet, faz transplante de órgãos, etc... Mas continua vazio por dentro!

O vazio espiritual torna o ser humano infeliz. Mesmo que ele esteja no meio de uma grande multidão. Quantas pessoas vivem cercadas de amigos, mas em seu interior são infelizes, tristes, vazias e solitárias?

Tais pessoas são capazes de beber qualquer tipo de "água" para matar a sede. O desejo de terem os seus problemas resolvidos, os leva a um "poço fundo". E assim, não medem esforços para encherem os seus "cântaros", ou seja, os seus corações, suas almas, de paz e alegria.

A mulher samaritana desejava ser feliz, por esta razão, ela não se importava em fazer um percurso desgastante, de sua casa até o poço de Jacó. Afinal, ela desejava matar a sede.

____________________________________________________________

Como na linguagem escatológica, "MULHER" simboliza uma "IGREJA". Podemos comparar a mulher samaritana com uma igreja triste e vazia. E os seus muitos "maridos" simbolizam a pluralidade de "deuses", "ídolos" e "heresias" de muitas igrejas cristãs nos dias atuais.

Porém, o Senhor Jesus é Aquele que sai ao encontro da igreja caída para restaurá-la, dando força e poder, contra o reino das trevas. Lembremo-nos que Ele certa feita disse:

"...EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA..." Mateus 16:18

____________________________________________________________

Neste mundo moderno, há milhares de formas de entretenimento. Muitas pessoas procuram sair de suas casas para aliviar o “estresse” causado pelas pressões do dia a dia. Embora sejam vastas as opções de diversão e lazer que a tecnologia do século vinte e um proporciona, o prazer e a satisfação são passageiros.

Por mais que um adolescente se divirta em uma danceteria, por mais empolgante que seja um filme no cinema, por mais inesquecível que seja a noite em um motel cinco estrelas. Por mais divertida que seja uma tarde de Domingo, num lindo parque com belas árvores... Tudo isso poderá trazer apenas “BREVES MOMENTOS DE FELICIDADE”!

Sedenta e curiosa, a mulher samaritana resolveu pedir ao Senhor Jesus, a “ÁGUA VIVA” que Ele prometera, dizendo:

“Senhor, dá-me dessa água para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para buscá-la...” João 4:15

Aquela mulher estava disposta a trocar a água daquele poço, a qual já estava acostumada a beber, pela “ÁGUA VIVA” que Jesus lhe oferecera dizendo:

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte a jorrar para a vida eterna...” João 4:14

Aquela mulher estava diante de uma proposta. Em nossos dias não é diferente. Diariamente, a mídia bombardeia a mente dos telespectadores, com suas ofertas e “propostas mágicas”.

Tais ofertas são, na verdade, “tentações” para milhares de pessoas que, na ânsia de mudarem de vida, abraçam tudo o que está diante dos seus olhos.

As propagandas dizem:

“EMAGREÇA JÁ!”

“COMPRE O SEU CARRO NOVO!”

“A CASA DOS SEUS SONHOS ESTÁ AQUI!”

“QUER GANHAR DINHEIRO RÁPIDO E FÁCIL?”

Estes e outros apelos da mídia são diariamente apresentados ao telespectador. Nós temos hoje, a geração mais informatizada de todos os tempos. Porém, esta geração é a mais “pobre” e “vazia” de Deus.

Os jovens estão rebeldes, distantes da Bíblia Sagrada, longe dos valores espirituais. Seus corações estão cheios de ódio, violência, promiscuidade e depravação. Seus lábios estão cheios de músicas perversas e diabólicas. Canções que fazem apologia ao crime, ao satanismo, ao sexo ilícito, e toda sorte de filosofia anticristã. É triste mas, é verdade!

AONDE CHEGARÁ ESTA NOVA GERAÇÃO REBELDE?

-

-

Com a chegada dos telefones celulares, os pais perderam o controle dos seus filhos. Muitas crianças, com seus aparelhos portáteis, conectados na internet, acabam se corrompendo e perdendo a inocência antes do tempo, ao descobrirem o mundo da “pornografia”, do “homossexualismo”, do “lesbianismo”, e até mesmo, do satanismo.

Hoje, com um simples celular conectado na internet, é possível assistir filmes, novelas, desenhos, ver fotos sensuais, pornográficas, imagens satânicas, ouvir músicas, bater papo com pessoas de outras partes do mundo... Realmente a ciência se multiplicou. E com ela, o bem e o mal se espalham por toda parte. Cabe aos pais vigiarem os seus filhos, e educá-los no caminho do Senhor Jesus.

Cada vez mais a figura da mulher está sendo ridicularizada. Nos “Reality Shows”, através da TV, a mulher sempre entra vestida, mas ao final, sai nua nas capas das revistas masculinas. Mostrando a sua nudez para o mundo inteiro ver. Agindo de forma depravada, em busca de dinheiro fácil, porque se recusam a trabalhar num serviço limpo, digno e honesto.

Nas telenovelas, o divórcio e o adultério são exaltados, e os artistas são “coroados” com as maiores honras e glórias, recebendo prêmios e troféus pelo seu “trabalho” de contribuir para a destruição das famílias e dos lares.

As famílias estão se desintegrando, pois o avanço científico encurtou grandes distâncias, porém levantou grandes “muralhas” dentro dos lares.

A mãe não sabe mais o que a sua filha faz, trancada dentro de seu quarto. O pai não conhece os amigos de seu filho, nem toma conhecimento das chamadas telefônicas em seu celular. Não olha o seu computador para saber o que está se passando com ele. Muitos pais nem checam os e-mails que seu filho recebe. Assim fica fácil para satanás destruí-los dentro de suas próprias casas. Já não são “balas perdidas” o que causa medo, e sim um Videogame, um PC, um celular, ou um Tablet, conectado na internet.

Enfim, o avanço da tecnologia veio com força total, e hoje, milhares de famílias estão destruídas. Sem paz, sem união, e sem nenhuma comunhão com DEUS – O ETERNO CRIADOR!

Na rede mundial de computadores, os “pedófilos” navegam a procura de crianças desprotegidas. Os noticiários têm publicado diversos casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

“O MUNDO EM QUE VIVEMOS REPRESENTA O POÇO FUNDO, ONDE A HUMANIDADE BUSCA ÁGUA PARA MATAR A SEDE”. _______________________________________________________

A verdade é que, todos nós necessitamos de água. Mas, não podemos busca-la em qualquer poço. Precisamos estar atentos quanto à qualidade da água, pois corremos o risco de sermos contaminados por algum micróbio ou bactéria. Nestes dias atuais, um dos casos mais comuns, relacionados à água contaminada, é a terrível “VIROSE”.

Observe a afirmação de Jesus:

“Quem beber desta água, terá sede de novo...” João 4:13

A importância da água

- Sabemos que a água, nestes tempos de aquecimento global, é o líquido mais precioso do planeta terra. Cientistas afirmam que, se ficarmos sem água, todos nós morreremos.

- O nosso corpo é composto de 70% (setenta por cento de água)

- A falta de água hoje, é responsável por diversas causas de doenças.

- É sabido também que, a água é fonte de energia. Sem ela, não haveria energia elétrica, e assim, voltaríamos ao tempo das cavernas, utilizando tochas e fogueiras para nos aquecer e iluminar as noites escuras.

As usinas hidrelétricas não produziriam energia sem água!

Os laboratórios científicos não funcionariam sem água!

As grandes cidades ficariam paralisadas, sem água!

Não haveria avanço tecnológico sem água!

Não seria possível manter nossas casas limpas sem água!

Não teríamos a menor condição de higiene sem água!

Não haveria agricultura sem água!

Enfim, sem água, este mundo seria um verdadeiro caos!

Existem hoje, milhares de empresas que vendem água mineral, garantindo aos seus clientes, transparência, higiene e ótima qualidade. No texto sagrado, o Senhor Jesus oferece, GRATUITAMENTE, uma “ÁGUA” diferente, cuja fonte não é daqui desta terra, mas lá do céu!

Lembremo-nos das palavras do Senhor Jesus, quando Ele instruiu a Nicodemos, um mestre entre os Judeus:

“Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus...” João 3:5

Que você, caro leitor, possa beber da “ÁGUA VIVA” e saudável, que só mesmo o Senhor Jesus pode nos dar gratuitamente!

O mundo representa o “poço fundo”, porém, sua água jamais poderá saciar a sede de nossas almas. Por isso há tantos crimes e mortes bárbaras em nossos dias. Porque as pessoas vivem desesperadas, sem amor, sem paz, sem sossego. As pessoas vivem distantes de Deus, matando-se, umas às outras, diariamente. Mas, elas se recusam a beber da “ÁGUA VIVA” que o Senhor Jesus oferece de graça!

Por mais que a tecnologia invente novas formas de “entretenimento”, e “lazer”, a verdadeira paz e felicidade só mesmo Deus pode nos dar, gratuitamente!

JESUS CRISTO É ESSE DEUS!

-

-

-

© JUNIOR OMNI - 2010

____________________________

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 25/06/2014
Código do texto: T4858310
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.