Mensagem para quem valoriza a verdade

As propagandas sempre são tendenciosas, é fato. As propagandas políticas têm sido mentirosas e rasteiras. Elas estão nojentas quando abordam as políticas para a educação. Agora, quando a propaganda fala da educação em Minas Gerais dá raiva. Veja: Os candidatos usam os resultados do ensino fundamental, que é de responsabilidade dos prefeitos, para enaltecer quem foi governador. E olha que os índices são apenas menos piores que os do ensino médio.

Que eu saiba que foi feito de fato em Minas Gerais, no que se refere à educação, foi uma série de leis que degradam o estudante. Ao obedecer essas leis, fica quase impossível reprovar um aluno. Como nós, seres humanos, temos tendência ao comodismo deixamos de nos empenhar, procuramos uma zona de conforto. No caso do nível médio, este sim de responsabilidade do estado estamos falando de adolescentes, geralmente inteligentes, mas indolentes. Ao perceberem que jamais serão reprovados, cabulam a aula, quando vão à escola nada fazem, tratam o professor com total desprezo. Com isso, os índices de aprovação ficam ótimos, mas o aprendizado fica igual ao nível de caráter desse mineiro que faz campanha para se tornar presidente: quase nulo. Há alunos que chegam ao 6º ano analfabetos. Dá pena desses adolescentes. Sentem-se humilhados, a autoestima é zero, tal qual deve ter sido sua verdadeira nota nos anos anteriores. Nas escolas estaduais, tem-se a impressão de que tudo na vida acontece facilmente, tudo é de graça, de que todos têm apenas direitos e nenhum dever. Essa política afasta os jovens de uma realidade em que todos são exigidos ao máximo; em que a disciplina, o discernimento, a urbanidade e o conhecimento serão os verdadeiros propulsores da felicidade a que todos almejamos.