Reflexões sobre a crise do espírito

Reflexões sobre a crise do espírito

Ao longo da História a Humanidade atravessou muitas crises, enfrentando todos os tipos de problemas, alguns causados pelas forças da Natureza e outros pelo comportamento desequilibrado dos seres humanos. Todos esses problemas poderiam ser evitados ou pelo menos suavizados se houvesse mais harmonia nos pensamentos e atitudes dos indivíduos e das coletividades.

Precisamos entender que as crises enfrentadas por nós são na verdade as crises do espírito humano. A origem de todos os males sociais está no mundo íntimo de cada pessoa, na esfera mental de nossos pensamentos e sentimentos desarmonizados. Na gênese de cada dificuldade, em todas as latitudes da Terra e em todas as épocas da Humanidade, está um sentimento agindo como força propulsora dos pequenos ou grandes acontecimentos. Vou citar como exemplo 3 fatos históricos:

1. Porque o Titanic acabou afundando ? Por causa da vaidade de seus construtores que, por confiarem demais em suas capacidades técnicas, afirmavam: 'Este é um navio tão perfeito e seguro que não pode afundar. Então, porque colocar botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros numa embarcação que jamais naufragaria ?' Esse sentimento de vaidade produziu uma confiança excessiva na eficiência da tecnologia, causando a morte de centenas de pessoas, que seriam salvas se houvesse naqueles indivíduos um sentimento de humildade e prudência.

2. Porque ocorreu o extermínio de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial ? Por causa do sentimento de orgulho que contaminou as mentes e os corações daquela geração do povo alemão. Durante décadas aquele povo foi alimentado com as idéias da superioridade racial e cultural (em 1863, por exemplo, muito antes do surgimento do nazismo, o primeiro-ministro alemão, Otto von Bismarck, disse, em um de seus discursos: 'O destino de nosso povo é a conquista do mundo.'), pensando: 'Somos uma raça superior, somos a luz do mundo. As outras raças são inferiores e representam um obstáculo ao nosso progresso, portanto, devem ser eliminadas.' O orgulho acabou se transformando em ódio, e o ódio acabou se transformando em violência contra os outros povos, provocando o extermínio de milhões de seres humanos num dos mais destrutivos episódios da história humana.

3. Porque as consequências do tsunami que atingiu vários países da Ásia em 2004 foram tão graves, causando a morte de mais de 200.000 pessoas ? Por causa do egoísmo dos líderes políticos dessas nações. Se esses líderes tivessem investido em recursos tecnológicos, instalando detectores de abalos sísmicos no oceano, as populações seriam avisadas do maremoto com horas de antecedência, e muitas mortes teriam sido evitadas. Mas eles desviaram em seu próprio benefício os recursos financeiros que deveriam ser utilizados para o bem da coletividade.

Como podemos ver, em todos os acontecimentos catastróficos os sentimentos destrutivos estão presentes. Se há séculos o ser humano já tivesse alcançado o equilíbrio interior, exercendo o bom senso e o planejamento, vivenciando o amor em todas as ações individuais e coletivas, plasmando em torno de si um ambiente de paz e harmonia, muito diferente teria sido a história da Humanidade.

As conquistas culturais e tecnológicas, os avanços na organização social e política são aquisições extremamente valiosas, mas não são capazes de promover a mudança definitiva do mundo. Devemos nos conscientizar de que a reforma das instituições, das leis, dos hábitos e de todas as realizações humanas começa obrigatoriamente com a reforma dos sentimentos de todos os indivíduos.

O mundo só será realmente feliz, seguro e próspero quando aprendermos a cultivar o amor, a pensar antes de agir, a arquitetar as mudanças em benefício de todos.

Enquanto não alcançarmos o domínio de nossos pensamentos e emoções seremos apenas povos esclarecidos, mas não civilizados, pois a verdadeira Civilização é sinônimo de Harmonização mental-emocional.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 22/09/2014
Código do texto: T4971797
Classificação de conteúdo: seguro