Ser Professor

Eu sou professora, eu professoro
Tu és professor (a), tu professoras
Nós somos professores (as), nós professoramos...

Que professores somos? Professoramos o quê?
Professorar... verbo encarnado, verbo conjugado e escrito na alma daquele e daquela que se arrisca professorar e, professorando, professa...

Sois professor, sois profeta...
Escolhestes palavras à semear sementes...
Escolhestes cuidar de gente ao invés de animais...
Escolhestes a luz dos saberes às trevas da ignorância...

Sois professor, profeta sois...
Escolhestes semear sonhos do que render-se à aridez das impossibilidades, 
Escolhestes a criação ao invés da reprodução...
Escolhestes asas à gaiolas...

Professor sois, profeta sois...
Escolhestes a vida ao invés da morte,
Escolhestes o amor ao invés da intolerância...
Professas magia e encantamento, 
Professas esperanças e  alegrias...
Oxalá, professor (a) em teu fazer, professais um mundo solidário, justo e fraterno...

Um mundo onde diferenças aproximam uns aos outros construindo caminho novo...
Caminho onde a paz não se restringe ao dicionário, circula serena entre os povos do mundo todo... onde raça, cor, gênero, sexo, idade, classe social... quiçá deficiências, são meros conceitos porque o ser humano é mais...
Mais... muito mais do que diz a Ciência, a Cultura, a Religião e o profano, considerando que a vida é tão rara e o restante concepções tão banais...

Sêde professor e te ponhas a professar...
Professes indistintamente, digas a teus discípulos o que aprendes com a vida e o que aprendestes com teus mestres... 
Conte-lhes que a injustiça é um mal do sistema capital;
Conte-lhes que a desigualdade social é produção deste regime, de preceitos tiranos e desiguais... que nasce da ganância e do acúmulo de alguns, em detrimento à falta de oportunidades iguais...
Conte-lhes, porém, que um outro mundo é possível... Um mundo onde  o projeto de vida digna e justiça social existe como bem maior... um mundo onde todos os seres humanos possuem direitos universais...

Conte aos teus discípulos que este mundo existe, este mundo está em construção, percebê-lo é necessário!
Há que vencer o egoísmo, vencer a indiferença, superar o senso comum e admirá-lo! Aliás, admirá-lo não basta! Há que dispor-se construí-lo diariamente, a partir de pequenos gestos cotidianos... e, especialmente, dispor-se sair do comodismo amoral, para protagonizar esse mundo onde o amor dá sentido à vida e à fraterna convivência social...

Sêde professor, professorando, professai!
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 15/10/2014
Reeditado em 08/11/2014
Código do texto: T5000666
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.