A vida é uma escola

Parece frase feita e é mesmo. Mas é verdade, também. Deus o colocou nesse planeta azul com uma missão e lhe deu todos os instrumentos para isso. E é sua obrigação melhorar a cada dia, fazer o máximo que puder com os dons que recebeu, para que, ao voltar para junto do Pai, você possa apresentar os frutos de sua passagem por aqui. E que Ele se orgulhe de você. Para isso, lembre-se de que não basta não praticar o mal. Deve praticar o bem. Olhar o próximo com os olhos do Amor, para vê-lo com todos os seus defeitos e qualidades... e amá-lo mesmo assim. Porque ninguém é perfeito. Nem você. Por isso, procure sempre se colocar no lugar do outro e vê-lo como alguém que merece toda a sua consideração, paciência e respeito. Porque todos têm alguma coisa para ensinar, mesmo os mais humildes. E não permita que ninguém saia de perto de você sem se sentir melhor, mais feliz, mais leve... Às vezes, basta um sorriso, um bom-dia, um abraço, para iluminar o dia de alguém menos afortunado que você.

É... a vida é uma escola. E a experiência é o melhor professor. Mas as taxas são altas (1). Não pense que tudo serão flores nessa sua jornada, mesmo porque, até entre rosas existem espinhos. Quando o fardo do aprendizado ficar pesado demais, quando as provas se acumularem, ore. Mas não peça a Deus para obter vida fácil, mas sim, para ser mais forte. Não peça tarefas iguais às suas forças, mas forças iguais às suas tarefas (2). E recomece, renovado e renovando, sempre. Não desanime nunca porque o desânimo corrói nossas forças e nos faz perder a esperança na humanidade e a fé em Deus. Peça a Ele a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço (3). O que não nos mata, nos torna mais fortes. E a fortaleza é isso: a vontade de ser melhor a cada dia, porque é a vontade que faz um ser humano grande ou pequeno (4). É fácil mudar o mundo: basta mudar a si mesmo. E isso sim é difícil. Mas não é impossível. Se cada um melhorasse um pouquinho... o mundo seria tão melhor!

Já ouviu falar no “efeito borboleta”? Dizem os físicos que o bater das asas de uma borboleta no Japão pode causar um tufão em outro lado do mundo... Exageros à parte, eu acredito na corrente do bem. Acredito que, se você for gentil com alguém pela manhã, pode mudar o modo como essa pessoa vai se relacionar com as outras no decorrer do dia, numa corrente de paz que pode se estender infinitamente. E é tão fácil sorrir... Elogie as pessoas. Diga como elas estão bonitas, como está feliz por vê-las, e veja como elas se transformarão.

Enfim, pra não te chatear demais, vou só voltar ao que disse no começo: procure progredir sempre nessa escola. Faça suas lições, escute atentamente todos os ensinamentos, e os coloque em prática. Mas nunca se esqueça de que o único e verdadeiro progresso é o progresso moral. O resto é simplesmente ter mais ou menos bens (5).

------------------------------------------

(1) Friedrich Hegel
(2) Phillip Brooke
(3) Gabriela Mistral
(4) Friedrich von Schiller
(5) José Saramago
Rosa Pinho
Enviado por Rosa Pinho em 12/11/2014
Código do texto: T5033075
Classificação de conteúdo: seguro