Ao suicida que NÃO se suicida, o meu respeito...

Vi em uma rede social, a seguinte pergunta:

Suicídio: Coragem,Covardia ou Egoísmo?

Analisando cada substantivo, separadamente,

"Significado de Suicídio

s.m. Ação de acabar com a própria vida, de se matar.

Figurado: Infelicidade; desgraça ocasionada por uma atitude, um comportamento, pela falta de senso ou de percepção.

Significado de Coragem

s.f. Senso de moral intenso diante dos riscos ou do perigo; em que há ou demonstra bravura; intrepidez.

Significado de Covardia

s.f. Comportamento que expressa falta de coragem; gesto caracterizado pelo medo ou temor; que não é ousado.

Significado de Egoísmo

s.m. Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito."

cheguei à seguinte conclusão:

Suicídio é nada mais que cansar da luta.

Coragem é teimar em viver.

Covardia é falta de força.

Egoísmo é falta de caráter.

Tentar entender o que passa pela cabeça de um suicida é querer enlouquecer, pois o ato em si é incompreensível até pra ele próprio.

Junta-se o desgaste emocional, a falta de perspectiva, a angústia sem causa, o excesso de realismo ao olhar a vida e as pessoas, a consciência de que tudo sempre volta a acontecer com formas e personagens diferentes mas com o mesmo roteiro. A percepção de que conceitos morais, respeito, amor, reciprocidade, importância, são movidos em causa própria pelos habitantes do planeta.

O que faz uma pessoa querer "evaporar no ar" é exatamente por enxergar claramente a coragem das pessoas em praticar a crueldade contra os outros; a covardia das pessoas em mudar a atitude cruel por não ter "lucro" com isso; o egoísmo das pessoas em pensar/agir tão somente em causa própria em detrimento dos outros.

Um suicida é o que é, por ser incapaz de "não enxergar" a realidade e por não suportar conviver com a podridão interna dos seres humanos em geral.

O que pode tornar um suicida diferente dos outros suicidas ou do resto do mundo?

Continuar a viver, mesmo que a vontade de desaparecer continue existindo.

Lutar contra essa vontade todos os dias de sua vida.

Tentar mudar o ambiente em que vive para que a vida seja um pouco mais suportável.

Evitar, o quanto puder, conviver com pessoas negativas, cruéis e egoístas.

Deletar de sua mente toda a crueldade de que for vítima.

Infelizmente, hoje em dia, o Ser Humano não tem humanidade suficiente dentro de si para transmitir aos outros o que realmente importa. Hoje há uma inversão de valores monstruosa e aqueles, que ainda tem senso moral, sentimentos puros, respeito, amor e importância ao próximo e reciprocidade, sofrem muito. Ser um estranho no ninho não é fácil. Não é possível a sobrevivência de um filhote de pássaro em um ninho de cobras, mas tem como mudar a situação e sobreviver. A solução é simples: mude de ninho, mantenha distância das cobras, apague da mente a visão do veneno.

Um suicida que não comete suicídio é verdadeiramente um vencedor.

Tem força de vida maior que muitos e não se entrega nem mesmo para as sombras que povoam sua mente, superando até a si mesmo a cada dia.

Esses são os verdadeiros vencedores na vida.

A cada um deles, o meu respeito!

***

20/02/2015

Márcia Magal
Enviado por Márcia Magal em 20/02/2015
Código do texto: T5143746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.