Em Defesa do Brasil
 
O Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados de Brasil, em sessão realizada em 06 de março de 2015, em Belo Horizonte, manifesta sua profunda preocupação com as consequências do mais nefasto caso de corrupção do país que envergonha todo o cidadão de bem e causa danos irreversíveis à economia, ao desenvolvimento e às Instituições do Brasil.
A sociedade não tolera a corrupção, especialmente como instrumento de governo. E o governo é um instrumento do Estado para servir ao povo, sendo inadmissível a inversão da ordem.
A investigação e a punição devem ser exemplares, sendo absurdas a interferência de um Poder no outro, e a repetição de práticas ilícitas, razão pela qual, para proteção do nosso país e das Instituições, EXIGIMOS o comportamento ético de todo o agente do Estado e a publicação de todos os atos estatais, sobretudo as investigações em curso.
 
José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro
Presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil


EM DEFESA DO BRASIL, cá entre nós...
 
Não é por menos que o presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro acaba de expedir nota sôbre a atual situação política,econômica e institucional em que nos encontramos.
Sem nominar ninguém e em curta mensagem, o ilustre presidente dos advogados já mostra a que veio para alertar a nação sobre os deploráveis acontecimentos que,ora são divulgados pela midia nacional e internacional,em que o governo e,enfim,todos nós estamos envolvidos.Lembram-se do "Mar de Lama",do governo Vargas?
Por óbvio, não há se falar que a corrupção nacional é coisa atual e dos políticos que ocuparam ou ocupam ainda cargos importantes na República,mas o que é mais grave é a que ponto chegou a promiscuidade generalizada entre o chamado "público e privado" entre nós.A corrupção no país já é endêmica...
A nação está estarrecida,novamente, com a esculhambação e o desgoverno,entenda-se gestão da maior empresa brasileira, a Petrobras,esta que representa o país aqui dentro e fora.(exterior). O assalto aos cofres do dinheiro público é um escândalo,sem precedentes, com origens ainda no indigitado processo criminal do "Mensalão" e, que ainda sangrou o país de forma vergonhosa e fraudulenta,sem que NINGUÉM, anos e anos de administração e governo colocasse um "basta" ou um "ponto final", chegando no que chegou.
Preocupa-se ainda nesse panorama de uma gravíssima tempestade à vista -em todos os sentidos... O trabalho do Ministério Público da União,por via da Procuradoria Geral e Regional da República,mais a Polícia Federal, além da competência e vontade inquebrantável de um- inoxidável- Magistrado de Curitiba,da Justiça Federal,Sua Excelência, Juiz Sérgio Moro em desvendar com extrema coragem essa poderosa e quase indestrutível camarilha ou seja uma quadrilha complexa de "alta qualificação" para o crime - tudo,mas tudo contra os  interesses nacionais e, em especial do próprio povo brasileiro.
Não venha,agora, o atual governo federal -desde sua mandatária até menores escalões-tentar convencer os incautos que o chamado "Petrolão" só se deu,ocorreu por vontade dos dirigentes que há mais de 12 anos comandam e emporcalham o País,e que em outros governos nada acontecia em termos apuratórios e investigativos. Isso é pura demagogia e extrema bobagem. A PGR e mesmo a Polícia Federal trabalham com autonomia e não dependem de ordens palacianas para realizar diligências,buscas e apreenções,prisões...tudo isso parte da independência do Judiciário Federal e também da Procuradoria da República,pois ninguém é subordinado a algum inquilino palaciano de Brasília,na conformidade da Constituição e da Lei.
Causa espécie o tamanho de empresas,empreiteiras,intermediários num negócios bilionário que envergonha a todos. São pessoas jurídicas que deviam ter mais juízo e honestidade para a missão dada e confiada e,no entanto, ficou comprovado que tudo se dava,desde o início com cartas marcadas, uns sempre beneficiando outros...O poder econômico e bancos envolvidos em trapassas nefandas,sem que mesmo a administração federal - ficou já comprovasse- fiscalizasse com honestidade e competência as transferências e as transgressões desses malandros-bandidos- todos de colarinho branco e certamente respeitáveis socialmente, pois usavam "black tie"...
Há quem ache que com os fatos revelados,empreiteiras e quejandos,o país pára.Jamais irá parar,em razão da bandidagem de alto nível...
Enganam-se: O país não pára não, mas sai muito envergonhado de seus maus filhos,maus empresários, maus políticos, maus cidadãos.Todos devem ser rigorosamente penalizados,nos inquéritos,ora em poder do ministro do STF,Zavaski. 
Então,depois do "Mensalão" temos que suportar,passivamente, o "Petrolão"...
Até quando?