Os perigos da indiferença

Um dos sentimentos mais perigosos é a indiferença, tão perigoso quanto o ódio ou a agressividade.

Existe um filme chamado 'O senhor das armas' que conta a história de um homem ambicioso que se transforma num dos maiores vendedores de armas do mundo. O personagem não é uma pessoa violenta, do tipo de indivíduo que gosta de matar ou ferir alguém. Ele diz: 'Eu vendo armas. O que os outros farão com elas é problema deles. Eu não quero matar ninguém. Sou um comerciante, não um assassino.'

Outro exemplo é Adolf Eichman (ao contrário do personagem de 'O senhor das armas' esse foi uma pessoa real), um dos principais planejadores do holocausto nazista. Eichman não era um grande admirador de Adolf Hitler. Só entrou para o partido nazista por insistência de sua mulher. Ele nem era um anti-semita, era indiferente em relação aos judeus. Dizia: 'Mandaram-me planejar o extermínio dos judeus. É um problema dos líderes nazistas, eu só estava cumprindo ordens. Se dependesse de mim ninguém teria morrido.'

A indiferença pode ser a porta de entrada para os comportamentos mais destrutivos, causando atitudes que podem acabar jogando as nossas vidas e as vidas de muitas pessoas num abismo.

Muitos criminosos iniciam a sua trajetória de erros como pessoas indiferentes, despreocupadas com o bem e o mal, pensando apenas nas vantagens que podem conseguir, sem se preocuparem com as consequências de suas ações.

Sempre que a vida nos colocar diante de alguma situação nova, diante de uma escolha importante, optemos pelo lado positivo, pensando no bem de todos, eliminando a indiferença de nossos corações e mentes.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 30/03/2015
Código do texto: T5188876
Classificação de conteúdo: seguro