Ecologia consciencial

Será que a mensagem de todas as religiões tem alguma relação com a Ecologia ? Sem dúvida há uma ligação íntima entre Espiritualidade e Ecologia.

A mensagem básica de todas as religiões e filosofias existenciais é a prática do amor. Quando amamos uma pessoa não fazemos nada para prejudicar a sua casa. Nós respeitamos o lugar onde essa pessoa vive, contribuímos para manter a harmonia de sua habitação. Da mesma maneira, devemos entender que a Terra é a nossa casa, é o lar da Humanidade. Se amamos o próximo devemos, portanto, contribuir para a harmonia de nossa casa planetária. Uma pessoa espiritualizada deve, então, necessariamente ter uma consciência ecológica. Deve se esforçar para compreender e promover o desenvolvimento sustentável. O que é desenvolvimento sustentável ? É o desenvolvimento que ocorre de forma equilibrada, sem prejudicar a Natureza nem a Sociedade. Significa que os seres humanos podem atender as suas necessidades e progredir socialmente, culturalmente e tecnologicamente sem destruir o meio ambiente. Karl Marx dizia que os homens vivem da Natureza e, portanto, devem ter um diálogo constante com Ela se não quiserem morrer.

Precisamos compreender que a Ecologia começa em nossas consciências, com a harmonização de nossos pensamentos e sentimentos. Somente os indivíduos espiritualmente equilibrados conseguirão utilizar os conhecimentos e recursos tecnológicos de maneira produtiva.

Devemos nos conscientizar de que a Terra é o único lar que temos. Se continuarmos destruindo o meio ambiente estaremos destruindo a nós mesmos, comprometendo o futuro da Humanidade.

James Lovelock, um dos maiores cientistas contemporâneos, introduziu na Ciência uma idéia revolucionária: a Teoria de Gaia. Segundo essa teoria, a Terra se comporta como um organismo vivo. O que acontece quando microorganismos causadores de doenças invadem o nosso corpo ? O organismo ativa suas defesas para eliminar o agente invasor, restaurando a saúde. Da mesma forma, segundo a teoria de Lovelock, quando uma espécie biológica (como nós estamos fazendo) passa a agir como um agente destruidor do meio ambiente, a Terra começa a tratar essa espécie como uma doença, mobilizando recursos para eliminá-la. Existe um ditado que diz: 'Deus perdoa sempre; os homens, às vezes; a Natureza nunca perdoa.' Tudo o que fizermos contra a Terra, receberemos depois como consequência na forma de problemas ambientais.

Nos últimos séculos a Humanidade tem agido em relação à Natureza como um vírus extremamente destrutivo, infectando e debilitando o Planeta. Basta citar um exemplo: a cada dia as indústrias do mundo lançam na atmosfera 70 milhões de toneladas de dióxido de carbono, que vão alterando o clima mundial. Desse total, 25 milhões de toneladas são absorvidos pelos oceanos, causando, entre outros efeitos, o aumento do nível de acidez da água, prejudicando muitas espécies de plantas e animais marinhos.

Nas próximas décadas as mudanças ambientais afetarão profundamente os seres humanos em todas as latitudes da Terra, comprometendo a qualidade de vida das gerações futuras. As consequências da agressão ao meio ambiente podem ser atenuadas se começarmos a agir agora, mas não podem mais ser evitadas.

Alguns apontam o crescimento da população com uma das maiores ameaças ao meio ambiente. A superpopulação é uma ameaça real ao equilíbrio do Planeta, mas precisamos compreender um ponto fundamental: o fator mais importante não é a quantidade de pessoas que existe no mundo, mas a forma como são administrados os recursos. Se o maior problema fosse a quantidade de indivíduos, então no ano 2000 antes de Cristo, quando a população mundial não chegava a 50 milhões de pessoas (hoje a população é de 7 bilhões), o mundo deveria ser pacífico e próspero, mas a história mostra que já havia guerras, fome e violência. Atualmente, Mônaco é um dos países mais povoados do mundo, com uma média de 13000 pessoas por quilômetro quadrado (tecnicamente poderia ser visto como um país com uma superpopulação), mas não é um país pobre. Ao contrário, o Chade, país do norte da África, tem uma população pequena, mas é uma das nações mais pobres do mundo.

O avanço tecnológico racionalmente orientado, aliado ao desenvolvimento ético da Humanidade poderá garantir o crescimento populacional e a solução dos problemas ambientais sem comprometer o destino da Sociedade.

Egoísmo + ambição + exploração descontrolada dos recursos naturais = destruição da Terra = destruição da Humanidade.

Amor + altruísmo + exploração racional dos recursos naturais = desenvolvimento sustentável = convivência harmônica entre Humanidade e Natureza.

Devemos nos conscientizar de que a reforma mental-emocional dos indivíduos, definindo um novo padrão de comportamento harmônico e construtivo é o único caminho possível para promovermos o verdadeiro equilíbrio entre a evolução da Sociedade e as forças da Natureza.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 30/03/2015
Código do texto: T5188883
Classificação de conteúdo: seguro