ESPAÇO DE LEITURA- HELOISA PRIETO

ESPAÇO DE LEITURA

HELOISA PRIETO

Na escola E.E. Profª Dulce Leite da Silva, durante o evento do Projeto Poetas & Doces Escritores, promovido pelos educadores e compartilhado com enorme intensidade e alegria pelos alunos, o diretor conta que um dos melhores leitores da escola apaixonou-se pela obra de Mário de Andrade ao encontrar um exemplar no meio do lixão.

Caminhando pelo corredor de peito cheio, cabeça erguida e olhar atento, o pequeno poeta demonstra curiosidade, autoestima e confiança na vida. Não fosse o amparo da equipe pedagógica, talvez a descoberta do livro tivesse permanecido como um ato isolado. Mas a sensibilidade dos educadores da escola pública no bairro de Jardim Camargo Novo, potencializou a capacidade de um bom texto poético: capturar a vida em todos os seus momentos, proporcionar um compartilhamento da experiência humana.

A valorização da literatura por meio da capacitação de professores apresenta-se como uma necessidade primordial para a diminuição dos abismos sociais, criação de vias de comunicação em prol de uma cultura de respeito ao ser humano e ao meio ambiente. O Espaço de Leitura oferece-se como um projeto de alta sofisticação e grande acessibilidade. Editores, educadores, pesquisadores e escritores foram convidados para diferentes atividades sempre com grandes plateias e alto índice de participação dos presentes. Espaços internos alargando-se para ampliar a capacidade criativa, imaginativa e a inteligência poética. Como bem disse o poeta Mario Quintana: Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.