Dos escândalos e falhas da Igreja Católica

Atualmente, a Igreja Católica tem sido abalada por uma série de escândalos. As falhas dos sacerdotes têm ficado cada vez mais evidentes. Isso mostra que muitos religiosos não têm um comportamento de acordo com o compromisso que assumiram de serem fiéis à proposta da mensagem cristã de vivenciar o amor ao próximo, de praticar a caridade e exercitar a disciplina.

Eles possuem muitas vezes um grande conhecimento da mensagem do Cristianismo mas ainda não possuem uma consciência cristã, não adquiriram o condicionamento mental e emocional necessário para viver os ensinos de Jesus.

Mas esses fatos não comprometem em nada a essência do Cristianismo ou das outras religiões.

Imaginemos um navio de carga transportando algo muito valioso, por exemplo, uma tonelada de diamantes. A presença desse tesouro não faz do navio um ambiente perfeito e paradisíaco. Muitas coisas erradas podem estar acontecendo ali. O capitão pode ser considerado por sua esposa um bom marido, mas pode estar levando uma amante na viagem. Um dos tripulantes pode estar roubando algo sem que os outros saibam. Outro pode estar levando alguma mercadoria ilegal para fazer contrabando. O cozinheiro pode ser considerado por todos um profissional confiável, mas pode não ter higiene, pode preparar os alimentos sem cuidado, sem se preocupar com a saúde das pessoas.

Apesar dessas ações negativas, o tesouro continua lá, sem nenhuma alteração. Os diamantes não vão desaparecer, não vão se deteriorar, não vão apodrecer por causa do que acontece a bordo. Da mesma forma, em todas as religiões alguns indivíduos podem estar distantes do comportamento espiritualizado, mas a mensagem fundamental (o convite para aprendermos a amar e nos esforçarmos para fazer tudo o que pudermos em benefício de nós mesmos e do próximo) permanece pura.

Em todas as atividades humanas ocorrerão falhas, haverá problemas e limitações, porque todas as instituições e trabalhos são feitos por pessoas, e as pessoas não são perfeitas. Aqueles que erraram responderão mais cedo ou mais tarde por suas atitudes equivocadas diante da justiça divina. Não devemos permitir que os erros cometidos se sobreponham à essência da religião, cujo valor nada conseguirá anular.

Recentemente eu li uma frase no site de um templo de Umbanda: 'Não existe religião ruim. Existem pessoas ruins dentro das religiões'.

Podem existir no Catolicismo pessoas ruins e mal intencionadas, mas quantos milhões de seguidores sinceros e praticantes do bem também não existem espalhados por todos os países, orientando e auxiliando, semeando a caridade em toda a parte, todos os dias ?

Antes de nos apegarmos aos escândalos e falhas dos religiosos, procuremos praticar e divulgar constantemente a verdadeira religiosidade, sendo um exemplo positivo para todos. Como dizia o líder espiritual da Índia, Sathya Sai Baba, 'O amor é a fonte de todas as virtudes, e todas as virtudes fundem-se no amor. De fato, Deus permeia todos os seres na forma de amor, e você merece ser chamado de homem somente quando seu coração estiver preenchido de amor e compaixão'.

No âmago de todas as religiões e de todos os movimentos filosóficos e sociais desenvolvidos por pessoas de boa vontade brilha a mensagem central do amor, da caridade e do aperfeiçoamento individual no sentido do bem. Mesmo que todos os religiosos se corrompessem completamente, a essência da mensagem espiritualizante permaneceria intocada. Por isso, esforcemo-nos para ver sempre a essência em vez das aparências, e procuremos seguir a mensagem positiva em vez de enxergarmos apenas os indivíduos e as instituições deficientes.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 17/11/2015
Código do texto: T5451914
Classificação de conteúdo: seguro