O PESSIMISTA

É fácil reconhecer o pessimista. Para ele nada está bom e se está, algo vai acontecer para tudo dar errado. Está sempre de cara amarrada e sua presença parece contaminar o ambiente.

O pessimista adora discorrer sobre todo tipo de desgraças e infortúnios, gosta de assistir programas onde são apresentados crimes violentos, sinistros e calamidades diversas.

Para o sujeito pessimista os dias são escuros e frios, não existe sequer um vislumbre de alegrias, porque seu estado de ânimo é sempre triste.

Você reconhece logo um pessimista pelo aperto de mão, ou melhor, pela falta de um aperto de mão, já que apresenta uma mão mole, sem calor, somente com as pontas dos dedos, parecendo ter receio de ser contaminado.

Um pessimista é também um “chato”. Gosta de especular a vida alheia e traça um paralelo entre avida dele e a de outros.

O pessimista nunca palestra sobre coisas agradáveis, mas vive reclamando das suas infinitas dores do corpo e da solidão miserável que o acomete, não se dando conta que é ele mesmo o culpado pela infelicidade em que vive.

O pessimista não ouve com atenção, muito menos conselhos práticos, porque para ele as coisas devem ser do jeito que ele acredita que devam ser.

Não participa de reuniões, pois nada de útil acrescenta, não admira nada que a natureza oferece de graça e está sempre murmurando sobre tudo, em especial sobre as condições climáticas.

Qualquer um pode notar o pessimista na comunidade em que vivemos, pois é sempre um indivíduo cabisbaixo e que está sempre predisposto a deixar as pessoas ao redor se sentirem rebaixadas ou sempre por baixo.

São pessoas que gostam de interferir na paz e na alegria dos outros só para dizer, comentar ou reforçar segundo os seus pontos de vista, que o esforço não vale a “pena”.

Se aparece algum vislumbre de acreditar em algo, está sempre com dúvidas no coração. Lembre-se que o pessimista não acredita em si mesmo e muitas vezes não se conforma com o sucesso dos outros.

Observem que os pessimistas tem a capacidade de julgar tudo pelo mais baixo grau, tudo para eles é indevido, negativo ou não funcionam.

Muito ao contrario do recomendando pelo Senhor Jesus, que é para ter bom ânimo, o pessimista não tem nenhum entusiasmo.

Se possível afastem de pessoas que são pessimistas, pois só fazem o clima ficar negativo e carregado. Na verdade orem por essas pessoas para que fiquem libertos de espíritos derrotistas.

Muitas pessoas são pessimistas porque são escravas de crenças idólatras e simpatias, vivem no mundo sem a presença do dono da vida que é Jesus Cristo.

Vamos orar por essas pessoas que só pregam e vivem do medo e para o medo, sempre profetizando coisas ruins. Essas pessoas não são felizes e ainda se entristecem com o bem estar de outros.

Oremos para esses como é recomendado em 1ª tessalonicenses cap. 5, 14 transcrito abaixo:-

“Rogamos-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes com todos”.

Sejamos, portanto queridos irmãos, pessoas de bom ânimo, otimistas com tendências para apreciar o lado bom das coisas e das nossas existências, projetando e profetizando o ótimo para que tudo vá bem em nossas vidas.

“Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair”. (Salmos 55:22)

A graça e a paz sejam com todos os irmãos. Amém.

Guilhermino, com a graça do Senhor Jesus. 18 de janeiro de 2016.

Guilhermino
Enviado por Guilhermino em 19/01/2016
Código do texto: T5515716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.