QUEM PAGA A CONTA?

O mundo gira, a tecnologia avança, o pensamento retrocede. Nunca se viu tanta gente conectada a tantas banalidades ou tratando tantas coisas sérias de forma banal. Nós estamos em crise, e a crise é fogo. O problema é que estão botando lenha. Um incêndio pode começar com uma faísca e destruir tudo o que encontra em seu caminho se não for combatido. Vivemos uma crise econômica mundial gerada por ganância crescente e contagiosa inerente a um sistema sem cabeça que só visa o mercado e ignora a humanidade. A fome por lucro parece mais importante que o estomago vazio.

Quem paga a conta? Não é uma questão individual. Estamos falando do coletivo, da sociedade. Se cinco pessoas vão a um restaurante e a conta há de ser dividida em partes iguais a opção é individual, mesmo que o consumo seja desigual. Numa sociedade consumista, com o mercado financeiro sempre instável, os olhos de uns são bem maiores que as barrigas vazias dos outros. Lucra-se demais, gasta-se demais. A ganância leva à especulação que conduz à crise econômica. Foi assim em 1929 e foi assim em 2008. A roda da história não para. O empresário não pode parar de lucrar. A concorrência não dá mole. O negócio é demitir um pouco daqui, abaixar os salários ali, aumentar os preços e depois... quem paga a conta?!