Os egoístas

Há muito não escrevo sobre o social ou sobre política. Fiz um acordo comigo mesma, desde a minha 'outra vida', para não bater mais nessa tecla.

Mas hoje, após ter recebido 19, isso, nada menos que D-E-Z-E-N-O-V-E e-mails sobre o mesmo tema, resolvi postar algumas linhas a respeito.

A que se referem os e-mails? Eles me pedem para ir não-sei-onde, ler não-sei-o-quê, e aplaudir-compenetrada-cônscia-e-sinceramente o que eles escreveram.

O que isso tem com o social ou com a política? Tudo.

São os que pedem o que não dão. São os mesmos que repetem as manchetes de jornais e se mostram compenetrados e sofridos. São os omissos de atitude ao outro ser humano mas que se dão ao desfrute de pedirem que se olhe para eles como seres humanos. São os que pensam estar acima do bem e do mal e olham para baixo, para os outros. São os que batem e querem carícias. São os que não tomam consciência de nada que não seja o próprio rabo. São os egoístas.

Na política, no social, na vida civil, seriam os não-cidadãos.

As desgraças acontecem, os acidentes também, a impunidade é explícita, as dores são muitas, mas há alegrias, há força e há um país esperando homens de bem, homens de atitude. Há um país esperando cidadãos.