"Posicionamento". Das empresas para a vida.

O que seria posicionamento? participei de uma palestra onde o palestrante colocou para mim um conceito notável;

"Qual a característica que as outras pessoas identificam como sendo a sua principal?" _ essa foi a pergunta.

Seja qual for sua resposta, esse é o seu posicionamento mediante as outras pessoas. Este é um conceito muito usado por empresas afim de que uma determinada marca ou produto seja vinculado a uma característica em especial; ex: BMW é uma marca de carros que na mente das pessoas em geral está intimamente ligada ao alto Desempenho e a marca pentium está ligada a poder de processamento. Esse são posicionamentos que embora marcas concorrentes também possuam as mesmas características, a grande maioria ao lembrar-se de desempenho automobilístico e capacidade de processamento fatalmente junto traram os nomes BMW e Pentium à memória.

Pois bem, essa foi apenas uma pincelada sobre o assunto que é muito vasto, entretanto, o que quero focar aqui e que este conceito pode ser muito útil na vida cotidiana, quando conseguimos identificar como estamos posicionados junto as pessoas que nos rodeiam podemos perceber possíveis pontos fracos em nossos relacionamentos diários e quando dominamos essa técnica poderemos procurar nos posicionar frente as outras pessoas de um modo que favoreça um melhor relacionamento humano em nossos círculos sociais.

Só lembrando que posicionamento não é o que nós achamos que somos frente aos outros e sim o que os outros enchergam em nós, nossos atos, palavras, condutas, ideais e idéias etc...

Espero que este pequeno texto possa ser útil para quem ler, tanto quanto DEUS permitiu que fosse para mim. Não é facil, mas se mudarmos nosso posicionamento mediante a algumas situações vamos obter respostas do ambiente que nos cerca, ou seja, se adotarmos um posicionamento mais positivo e centrado fatalmente obteremos respostas mais favoraveis seja em que setores da vida isso se aplique e dentro em pouco colheremos os frutos destas ações.

Minha fé ensina que primeiro damos para em seguida recebermos e colhemos aquilo que plantamos; portanto, cada qual pense consigo que posicionamento deseja atingir frente as pessoas e dispence um pouco de força de vontade nesse sentido.

Deus abençoe a todos

Luiz Cézar da Silva
Enviado por Luiz Cézar da Silva em 24/07/2007
Código do texto: T577045