Esperanças

O mundo carece de Legítimas Esperanças. Infelizmente, em via de regra, temos colocado as nossas esperanças em futilidades e supérfluos, esquecendo muitas das vezes, que precisamos nos prender, definitivamente, à esperança de melhores dias, melhores em progresso, em ação, em gênio inventivo/criativo, em gestão econômico-financeira, em liderança afetiva, em eficiência de governo, em ética comportamental, em soluções estratégicas, em aquisições cumulativas, em negociações de paz...

Quando confiamos a nossa esperança somente nas pessoas, facilmente nos desapontamos, pois elas nunca são a fonte da nossa felicidade, e daí percebemos, que dentro de nós, existe apenas um coração que acumula “pedaços”. Costumamos alimentar esperanças em nossas carreiras, em nossos planejamentos, e em nossas orgulhosas habilidades, entretanto, os infortúnios da vida, acabam por nos provar, que essas esperanças muitas das vezes, estão no lugar errado. Os planos carecem ser devidamente direcionados para o futuro, mas não devem nos frustrar, quando não obtemos tudo aquilo que intimamente desejamos, pois existem coisas, que nunca acontecem exatamente como planejamos, além do que, segundo o comentarista Matthew Henry, “circunstâncias e pessoas, nem sempre são fontes confiáveis de esperança”, o que nos soa substancialmente lógico.

Precisamos muito mais do que sonhos isolados e cegas esperanças, em aparentes possibilidades, precisamos investir em nosso espírito criador, e através da arte de criar, estabelecermos posturas resistentes na dor, íntegras no pesar, incansáveis no sentimento, inaceitáveis no desabono de conduta ou na omissão do trabalho, e indestrutíveis, ante às violentas pressões da vida cotidiana.

A Esperança Plena, não provém do planejamento individual, nem tão pouco, da exaustiva busca coletiva. Ela nasce a partir de duas singulares convicções: Deus está no comando de tudo e à tudo intervém. Portanto, que neste Natal, saibamos escolher uma melhor direção, onde não só depositemos sonhos e guardemos esperanças, mas apostemos na força que nos guia a Vida, com experiência e determinação...