Adversidades ou Oportunidades?
As duas faces da mesma moeda
 

A vida é uma escola que presenteia o ser com oportunidades de assegurar uma grande promoção entre o “de onde venho” e o “para onde vou”, através do aprendizado: a consequência das experiências da vida. As experiências que ensinam pressupõem mudanças, sem as quais não há aprendizado; mudanças que implicam em fazer coisas diferentes, em exercitar maneiras diferentes de fazer coisas. Coisas e maneiras que nunca foram experimentadas antes.

 

Mudanças introduzem o desconhecido, trocam o previsível pelo imprevisível. E o imprevisível traz sempre consigo o risco e o medo, que podem paralisar o homem diante das oportunidades. Ceder ao medo e ao conformismo e não aceitar as mudanças que a vida impõe apenas retardará o processo e o tornará mais doloroso, pois elas acontecerão de qualquer forma.


O livre arbítrio vai até onde permite a Lei inexorável da evolução. Não é dado a ninguém o direito de não evoluir, mesmo que a evolução se dê lentamente, por caminhos tortuosos, por idas e voltas, como resultado da resistência.
 

A Vida sempre oferece duas opções de crescimento: oportunidades e adversidades. Apenas na forma como são vistas é que são diferentes. As oportunidades são associadas ao que se considera as boas perspectivas da vida. Já as adversidades são entendidas como problemas que subjugam o Homem. Mas, em essência, são uma só coisa: um instrumento de evolução - toda oportunidade traz desafios, e toda adversidade traz oportunidades.


Quanto mais aprendemos com a vida e com nossa capacidade de intuir diretamente da fonte da Sabedoria Universal, mais rapidamente conseguimos transformar adversidades em oportunidades. Chegará um momento em que não haverá qualquer demora nesse processo, ou seja, a adversidade será entendida imediatamente como uma oportunidade. No entanto, se o medo, o comodismo ou o inconformismo sempre prevalecem, as oportunidades nunca serão reconhecidas e as adversidades contaminarão toda a existência.
 

O repúdio às mudanças que se impõem em nossas vidas e afasta as oportunidades é uma perda de energia que enfraquece. Se resistirmos às oportunidades, ao novo, o aprendizado resultará do sofrimento, pois será obtido pelo confronto com as adversidades, sem que se tenha controle sobre elas. No entanto, se estivermos preparados para mudanças e as aceitarmos corajosamente, as experiências serão gratificantes e os riscos estarão sob controle; estaremos no comando de nossas vidas.


Ter coragem é saber que não estamos desamparados; é saber que, se a vida nos oferece uma oportunidade de mudança, é porque também nos oferece a proteção necessária para que o aprendizado seja bem sucedido. O Mestre nunca destrói seu discípulo para ensiná-lo, mas submete-o a grandes desafios para vê-lo crescer como um Ser Cósmico indestrutível. Quanto maior o desafio, maior foi a confiança que o Mestre depositou em sua capacidade de aprendizado e crescimento. Agradeça!!
 

Mesmo a morte, tida como o pior dos males, só é nefasta para quem tira a própria vida ou a negligencia. Mas, aceitar a morte como um fenômeno natural da vida e, até mesmo como uma grande oportunidade de evolução, é uma demonstração de fé. Pois, nascimento e morte são apenas dois lados de um portal que separa duas dimensões de uma mesma existência.

 

Saber identificar uma oportunidade verdadeira de crescimento é ter sabedoria. Ter coragem para acolhê-la é, antes de tudo, ter fé.

Roberto Guelfi
Enviado por Roberto Guelfi em 25/04/2017
Reeditado em 08/03/2022
Código do texto: T5980806
Classificação de conteúdo: seguro