Ser Humilde E Ser Servil

Ser Humilde E Ser Servil

A humildade, isto é, a capacidade de se saber húmus e reconhecer-se criatura, é uma das principais virtudes das quais necessitamos à nossa evolução espiritual, porém, poucos sabem a diferença existente entre ser humilde e ser servil.

Não se julgar superior às outras pessoas é ser humilde. Mostrar-se inferior perante elas é ser servil.

Saber reconhecer seus próprios defeitos e esforçar-se no sentido de corrigi-los é ser humilde. Não saber reconhecer ou dar-se o devido valor é ser servil

Saber constatar que, em alguma qualidade, seu irmão é mais apto é ser humilde. Rebaixar-se, subestimar-se, martirizar-se e, por conta disso, recusar-se a aprender é ser servil.

Ceder um pouco em suas idéias, convicções e teorias, visando à melhoria das condições vividas por uma coletividade é ser humilde. Abrir mão por completo de suas idéias, convicções e teorias, mesmo que esteja abrindo caminho para um erro de grandes conseqüências, unicamente por achar-se situado em um nível inferior àquele em que se julga que os demais se encontram, é ser servil.

Curvar-se diante da vida e dos fatos, quando eles pedem, é ser humilde. Curvar-se desnecessariamente, quando se pode mudar para melhor uma situação, é ser servil.

Ou seja, ser humilde provém do reconhecimento de toda a herança divina, que recebemos por sermos filhos de Deus. Ser servil provém da degradação humana e da rejeição, por nossa parte, de tudo o que Deus nos deu.

Hebane Lucácius