Interdisciplinaridade!

Acompanhe a seguinte situação:

Em uma aula de Ciências ocorreu o seguinte diálogo entre a professora e a aluna:

Professora: − Quem lembra o que é a celulose?

Aluna: − Eu lembro, eu sei, professora!

Professora: − Então, diga!

Aluna: − É aquilo que aparece nas pernas das mulheres, que ficam cheias de furinhos ...

Professora: − Menina, de onde você tirou isso?

Aluna: − Daquela enciclopédia de Ciências que fala de uma inflamação...

Por meio deste pequeno diálogo é possível perceber que a aluna possuía determinados conhecimentos a respeito de um conteúdo próprio da área de Ciências, mas o confundiu, pela semelhança entre palavras, com outro conteúdo solicitado pela professora.

Como você completaria este diálogo com uma nova “fala” da professora, que faça com que a aluna se sinta valorizada em relação a seus conhecimentos prévios? Que estratégia didática podem ser utilizadas para ajudar a aluna a rever suas concepções e a reconstruir conceitos? Que ações podem ser desenvolvidas pela professora, tendo em vista trabalhar o conteúdo em questão com uma abordagem interdisciplinar. Opine sobre esse assunto, pois é relevante para sua formação.

Interdisciplinaridade

Iria pedir a aluna para trazer na próxima aula uma pesquisa sobre cada assunto. Mostraria que os dois assuntos estão diretamente ligados a matéria de ciências e a importância deste aprendizado em nossas vidas, buscando despertar o interesse por aprender mais e mais, desta forma teriam aumentado o seu leque de desenvolvimento através de pesquisas. Também por meio deste pequeno diálogo é possível perceber que a aluna possuía determinados conhecimentos a respeito de um conteúdo próprio da área de Ciências, mas o confundiu, pela semelhança entre palavras, com outro conteúdo solicitado pela professora. Completar o diálogo com uma nova “fala” da professora, que faça com que a aluna se sinta valorizada em relação a seus conhecimentos prévios. Apresentar uma estratégia didática a ser utilizada, que ajude a aluna a rever suas concepções e a reconstruir conceitos. Descrever uma ação a ser desenvolvida pela professora, tendo em vista trabalhar o conteúdo em questão com uma abordagem interdisciplinar. Descreva as três respostas como novo comentário e não se esqueça de ler as contribuições dos colegas.

Mostrar para aluna que a informação dela é valida, e programar uma aula sobre o referido tema. Explicar que palavras semelhantes podem nos confundir e isso pode acontecer com todo mundo. Por isso o uso do dicionário é muito importante. O professor poderá elogiá-la, mas levar o assunto ao objetivo proposto. Assim esclarecendo o assunto verdadeiro, sem deixar a aluna constrangida perante os colegas.

E aproveitando a oportunidade, que hoje nós falamos sobre celulite e celulose, inclusive palavras bem parecidas mas, com significados bem diferentes, mas que dentro da nossa Língua Portuguesa, na nossa gramática, elas têm um lugar de destaque, que é na SEMÂNTICA, e a semântica nada mais é que os estudo dos significados das palavras.

E ainda tem mais, essas palavras fazem parte de uma divisão da semântica, elas são Palavras Parônimas, isto é, a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita. Portanto, não confundam: celulite com celulose.

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 11/10/2017
Código do texto: T6139735
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.