Brasil o pais da carga tributaria mais alta!

Impostos, contribuições e taxas fazem parte do nosso cotidiano. O Brasil é um dos países que possui a maior carga tributária do mundo. Todavia, o que menos dá retorno dessa arrecadação em forma de serviços públicos à população. Diante dessa situação, pontue as causas dessa realidade brasileira. Impostos, contribuições e taxas fazem parte do nosso cotidiano.

No Brasil não está explicito à população ao que serve as contribuições e estas ainda por sua vez não são aplicadas claramente. Portanto essas distribuições e transparências dão margem às dúvidas em relação a participar de um negócio obscuro. A arrecadação de impostos é suficiente e daria para resolver todos os problemas do Brasil, mas não são administrados da maneira correta, sendo mal investidos e não aplicando o suficiente onde necessitam que é na saúde, educação e segurança. Pois o Brasil é um país que é abençoado e não temos desastres naturais tipo furações terremotos, vulcões. Faltando responsabilidade e cidadania, para que fiscalizemos tudo quanto é feito e decidido, e assim teremos um país ideal e com igualdade. Os tributos são mal distribuídos e os gastos são sempre superfaturado e com corrupção o Estado Brasileiro é extremamente ineficiente nos gastos públicos e os corruptos nunca vão para cadeia, portanto tungar a viúva (fazenda pública) no Brasil é um esporte nacional com muitos participantes, portanto a carga tributária só tente a aumentar e os serviços a ficarem piores, pois num país onde os eleitores ainda votam em candidatos que "roubam, mas fazem", o que podemos esperar. A desigualdade social no Brasil é visível em todas as esferas, refletindo sobremaneira no estado de direito, haja vista que o Estado ao negar direitos essenciais para a população de baixa renda, garantias essas vinda em retorno à cobrança dos tributos, tem portado-se como mero assistencialista, o que vem sustentando um círculo vicioso e criminoso, onde quem realmente beneficia-se com as prerrogativas governamentais é a classe mais elevada econômica e social.

Infelizmente, o Brasil apesar de registrar sucessivos recordes de arrecadação de tributos, continua oferecendo um péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere às condições adequadas para o desenvolvimento da sociedade como, qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços, ficando estagnado, anos consecutivos e vendo outros países com carga tributária menor ou equivalente evoluírem. A realidade Brasileira em se tratando de arrecadação deveria ser totalmente diferente do qual a mesma vem sofrendo. Muitos com poucos e poucos com muitos. A forma de arrecadação funciona em nosso País. Porem a distribuição e gerenciamento da mesma é feita de forma individual (para alguns), do que chamamos de política e "lava jato".

A causa maior de tal realidade é a corrupção, por meio da qual os recursos públicos são desviados do devido fim e destinados ao atendimento dos interesses particulares, sejam estes de pessoas ou empresas. Infelizmente, o Brasil apesar de registrar sucessivos recordes de arrecadação de tributos, continua oferecendo um péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere às condições adequadas para o desenvolvimento da sociedade como, qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços, ficando estagnado, anos consecutivos e vendo outros países com carga tributária menor ou equivalente evoluírem. A realidade Brasileira em se tratando de arrecadação deveria ser totalmente diferente do qual a mesma vem sofrendo. Muitos com poucos e poucos com muitos. A forma de arrecadação funciona em nosso País... Porem a distribuição e gerenciamento da mesma é feita de forma individual (para alguns), do que chamamos de política e "lava jato". Pela carga tributária, o Brasil deveria ser um pais de primeiro mundo, mas na prática não é isso que acontece. O CTN é uma das poucas leis, bem confeccionadas e que exauri quase todas as dúvidas. Porém, a dificuldade na saúde pública é muito grande, o IOF que era cobrado e que seria investido na saúde, não foi investido, pelo menos em sua totalidade. Portanto, observa-se uma ingerência muito grande do sistema de gestão desses recursos.

O Brasil é conhecido mundialmente como o país dos impostos. Eles deveriam retornar para a população em forma de saúde, educação, segurança, de qualidade o que não acontece, o que contribui também é má aplicação dos recursos públicos devido a corrupção dos gestores públicos. Imposto no Brasil é alto, mas o retorno em serviços é baixo. Brasileiros estão entre os que pagam mais tributos no mundo e os que menos têm a contrapartida de serviços públicos de qualidade. País fica em último lugar em ranking. Entre os 30 países com a maior carga tributária no mundo, o Brasil é o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade. Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) que será divulgado nas próximas semanas aponta que o retorno recebido pelos brasileiros fica muito aquém dos altos tributos pagos. Ainda assim, o governo federal estuda aumentar os impostos para reduzir o rombo das contas públicas. “O governo deveria se preocupar com o corte de alguns gastos que continuam excessivos no Brasil. Não é mais possível aumentar impostos para financiar más administrações do dinheiro público”, alerta Olenike. Na semana passada, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou que o aumento seria “quase que mandatório”. Depois de duras críticas de várias entidades, o ministro ressaltou que os reajustes seria necessário caso a reforma da Previdência não seja aprovada pelo Congresso.

Cursos sobre Direito Empresarial e Tributário

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 04/11/2017
Código do texto: T6162485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.