Plenitude existencial

Quando nos referimos a alguém dizemos, por exemplo: 'Antônio é um motorista de ônibus.' Muitas vezes, conhecemos apenas um aspecto da vida de uma pessoa. Mas Antônio não é somente um motorista. Todos podem ver nas ruas o profissional e avaliar a sua conduta no dia-a-dia, mas a vida de cada um de nós é formada por vários compartimentos. Além de motorista Antônio pode ser também um marido, um filho, um pai, um amigo, pode frequentar uma igreja, um clube, uma associação beneficente, etc. Cada um desses compartimentos pode representar uma realidade diferente. Em cada um deles podemos ter um índice de desempenho específico. Antônio pode ser um excelente profissional, dedicado, disciplinado, gentil, mas como marido pode ter um desempenho apenas mediano. Como pai ou como amigo talvez tenha um desempenho muito abaixo do ideal.

Quando Jesus disse 'sede perfeitos' nos aconselhou a buscar a perfeição em nossas ações, em nossos pensamentos e sentimentos. Se quisermos ser indivíduos realmente conscientes de nossa missão na Terra devemos assumir o compromisso de analisar constantemente as nossas vidas, aperfeiçoando a nossa conduta em todos os compartimentos de nossa existência, pois todos os aspectos de nossas vidas, sem qualquer exceção, devem refletir claramente o efeito transformador do compromisso que assumimos com Deus de viver de acordo com as suas leis.

O processo de nosso desenvolvimento consciencial abrange todos os detalhes de nossas vidas, desde as atitudes mais difíceis e importantes até os detalhes mais simples do cotidiano, como contribuir com a limpeza das ruas não jogando um pedaço de papel no chão, não maltratar um animal, respeitar as opiniões e escolhas dos outros, demonstrar paciência e compreensão diante de indivíduos menos esclarecidos ou oferecer conhecimento ou auxílio material aos necessitados, pois o verdadeiro cristão se revela nas menores coisas e em todas as situações da vida.

Devido às imperfeições inevitáveis do contexto em que estamos inseridos no Planeta, jamais alcançaremos nesta vida uma perfeição absoluta, pois ninguém consegue desenvolver totalmente o seu potencial num mundo como a Terra, mas devemos nos esforçar para alcançar o melhor nível de vida possível, definindo um padrão de comportamento baseado no amor, na disciplina, na busca do conhecimento e da autotransformação para fazer brilhar a luz que todos nós possuímos em nossas almas.

Somente o indivíduo que alcançou um nível de equilíbrio elevado em sua vida profissional, familiar, social, nos cuidados com a saúde, no exercício da cidadania, na prática de formas positivas de recreação, aproveitando o máximo possível todos os dias de sua permanência neste mundo pode dizer que é um ser que vive em plenitude existencial.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 30/11/2017
Código do texto: T6186518
Classificação de conteúdo: seguro