Determinismo absoluto

Existe um ditado que diz que tudo o que sobe tem que descer, pois qualquer veículo (avião, balão, helicóptero, ou mesmo um satélite colocado na órbita da Terra) em algum momento precisará voltar à superfície.

Do ponto de vista espiritual a realidade é exatamente o contrário. Tudo o que desce precisa subir.

Tudo o que existe no Universo (e hoje os estudiosos da Física moderna falam num Multiverso, pois o Universo é formado por um número desconhecido de dimensões paralelas) foi criado por Deus, a fonte geradora de todas as coisas, e permanece eternamente ligado a essa Fonte. Cada ser criado é essencialmente uma realidade eterna e perfectível, criada com a finalidade de evoluir, de ir despertando os poderes adormecidos em sua intimidade, tornando-se assim progressivamente mais e mais perfeito e cada vez mais próximo da Fonte Criadora. Quando cria um novo ser é como se Deus estivesse criando um clone de si mesmo em escala microscópica, com o destino de evoluir ao longo da eternidade, que jamais se igualará ao Criador porque a distância entre os dois é infinita.

O que chamamos de mal é simplesmente um afastamento temporário da trajetória ascensional que todos os seres devem percorrer. Quando praticamos ações negativas, por mais graves que sejam, estamos 'descendo' ou baixando o nosso nível de desenvolvimento espiritual, baixando a frequência energética que nos caracteriza, mas nada pode permanecer eternamente distante do Amor e do Bem. Mais cedo ou mais tarde todos os indivíduos são forçados a retomar o caminho evolutivo. Tornar a nossa trajetória mais ou menos difícil, mais ou menos longa depende do nosso esforço e do desejo sincero de progredir. Nenhum ser é condenado a permanecer eternamente num estado inferior e nenhuma ação, por mais destrutiva que seja, será capaz de nos afastar para sempre do caminho da regeneração. É isso que Jesus nos ensinou quando disse que nenhuma de suas ovelhas, sem exceção, jamais se perderia.

Deus não tem pressa, pois a eternidade lhe pertence, e nossas almas também são eternas. Se nossa caminhada ocorrer no menor tempo possível ou se ela se estender por milhares ou milhões de anos, no final todos alcançarão o mesmo objetivo de conquistar a plenitude de suas capacidades e a felicidade eterna.

A missão do autoaperfeiçoamento é obrigatória para todos e intransferível, pois ninguém pode realizá-la por nós.

Tenhamos consciência, portanto, de que no Universo existe apenas um determinismo absoluto, do qual nada é capaz de fugir: tudo é criado para caminhar rumo à perfeição, e todos, queiram ou não, um dia chegarão ao seu destino.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 01/12/2017
Código do texto: T6187373
Classificação de conteúdo: seguro