Um gosto doce...

A vida?

Não tem sido fácil moço. Mas, alguém falou que seria diferente?

Um dia desses eu me peguei pensando no senhor, sabia que apareceria...ouviu meus lamentos, não foi?!

Claro que sei que estás comigo. Mas, às vezes acho que me abandonou. Não vejo teus sinais e tão pouco a tua voz...

Tá sendo muito difícil, tantas coisas acontecendo, parece que o mundo está ao contrário...

Isso, está tudo de cabeça para o ar.

A verdade é que eu não tenho mais forças, são anos de muito lamento, muitas dores, angústias, perguntas sem respostas...muita coisa, sabe?

Ontem, eu estava na igreja e vi uma luz, uma luz tão brilhante... disseram que era o farol.

Sim, o farol.

Dizem que vão colocar um farol, aqui no mar. Para localizar os pescadores.

Ah, seria uma boa mesmo! Os pescadores são corajosos de sair nesse horizonte tão imenso e escuro, às vezes, parece que não vão voltar.

Claro, sei que tem uma luz além do farol que os leva até lá...lá, onde tem muitos peixes.

Claro, seu moço. Alimento nunca nos faltou...

Mas, eu jamais diria isso.

Não temos com fartura, mas temos, isso é verdade.

Nos falta outra coisa...Ah! O senhor bem sabe...está muito difícil.

O mar não está pra peixe. Sabe bem de que mar estou falando, não é mesmo?!

O anzol está remendado, a canoa está furada...o horizonte, escuro e distante. Tantos são os obstáculos, seu moço. Que quando comemos o peixe pescado, nem gosto ele tem, não reconheço mais qual o sabor de um peixe...

É, talvez seja o gosto de quem luta...mas, dizem que a vitória tem sabor de mel.

Como seria esse gosto?

Hun, um gosto doce?!

Será que o gosto doce é parecido com o gosto da jabuticaba das nossas terras?

Ah, seu moço. Que delícia de gosto. A vitória deve ser mesmo muito doce...

Será que quando sentirmos o gosto da vitória, o sabor do peixe... será que mudará?

Será que saberemos reconhecer?

Claro, sei que não mentes!

Agora o senhor me deu ânimo.

Quereria eu, sentir o gosto da jabuticaba por toda a vida.

Um gosto doce...

Doce que emana a vida e traz alegria pra quem vive.

Vou dizer aos pescadores que mesmo com a canoa furada, o anzol remendado e mesmo que não coloquem o farol para iluminar o mar, deixando o horizonte menos sombrio, sempre haverá uma luz que os levará até lá, lá onde não existe dor, nem choro...

Contarei a eles que a vitória é doce...

Espero que eles também gostem de jabuticaba.

Didimari Santana
Enviado por Didimari Santana em 03/12/2017
Código do texto: T6189143
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.