Tempestades da Vida (Introdução)

"E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo."

Lucas 8:23

Série de textos a respeito das "Tempestades da Vida".

INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário a palavra "Tempestade" significa:

1. agitação atmosférica violenta, muitas vezes acompanhada de chuva, granizo, vento, raios e trovões; temporal, procela;

2. fig. barulho súbito e violento;

3. fig. desordem, agitação, perturbação;

4. fig. grande agitação moral.

Para nós cristãos, com certeza a palavra "Tempestade" tem um significado espiritual e profundo muito além de qualquer descrição de um dicionário. Ela nos fala de momentos difíceis, mas também de milagres extraordinários.

Nessa série de textos vamos evidenciar a experiência dos discípulos, através das tempestades que enfrentaram. Pois, assim como eles, nós também como discípulos de Cristo iremos encarar durante a caminhada: céus escuros, chuvas, raios e trovões, ventos fortes e mares revoltos.

Mas antes, nossa jornada deve começar pelo local escolhido por Deus, como cenário para as tempestades que marcariam para sempre a vida dos discípulos.

O cenário era o Mar da Galileia, um lago de água fresca no norte da Palestina, em forma de coração, com cerca de vinte quilômetros de comprimento por treze de largura, duzentos metros abaixo do nível do mar. Margeado em sua maior parte com montanhas, era sujeito a violentas tempestades por causa das fortes correntes de ar frio que vinham dos níveis mais altos até os mais baixos.

Foi nesse lugar de grande beleza e também centro de atividade comercial na época de Jesus. Que aconteceram as duas tempestades que mesmo em momentos distintos e com direções opostas, mas que tinham o mesmo objetivo: mostrar aos discípulos a natureza e o poder Daquele que andava com eles, ou seja, revelar a verdadeira face do Filho de Deus.

Para que o relacionamento dos discípulos com Jesus fosse de intimidade, era necessário experiência e confiança. Eles precisavam conhecer e confiar Nele de fato, e foi por meio das tempestades que Jesus se revelou a eles de maneira intensa e poderosa.

E assim, diante de tão grande e reveladora experiência, os discípulos puderam realmente contemplar, conhecer e confiar em Jesus. Conosco a dinâmica é a mesma, pois Cristo se revelará a nós de forma tão próxima e genuína através das "Tempestades da Vida".