A CHUVA - MENSAGEM PARA REFLEXÃO

 





 
 





(01)


 
Oh! Bendita chuva que no tempo e na dose certa nos faz tão bem.
Oh! Bendita chuva que regra as nossas lavouras fazendo-as florescer e produzir o nosso alimento de cada dia.
Oh! Bendita chuva que umedece o asfalto deixando-o mais fresco e suave, assim protegendo os nossos pés da ardência do piso quente pelo calor do sol, aliviando as nossas caminhadas diárias necessárias nos grandes centros urbanos e nas nossas estradas da vida.
Oh! Bendita chuva que regra os mananciais, enchendo os pequenos açudes, bem como as grandes represas assim permitindo a distribuição de água para tanta gente nos pequenos municípios, bem como e nas grandes cidades e metrópoles.
Oh! Bendita chuva que banha e ajuda encher os rios de forma coesa tornando-os ainda mais piscosos diante do volume de água que dela advém.
(02)
Oh! Maldita chuva que sempre chega na hora e em lugares errados causando tantos estragos, tantas tragédias, tantos desassossegos pra todo mundo nos campos e nas cidades, trazendo dor e sofrimento a tanta gente, principalmente aos menos favorecidos.
Oh! Maldita chuva que destrói sem dó nem piedade tantas pontes, estradas, viadutos, açudes, lagos, barragens, embarcações e vidas humanas, deixando outras tantas desabrigadas e sem amparo.
Ah! Bendita chuva, que para alguns, para um povo, para uma nação é benéfica e motivo de alegria, e, até de comemorações, porém maldita, mil vezes maldita chuva para aqueles a quem só causou dor e sofrimento.
É, amigos, esse bendito fenômeno simplesmente natural chamado chuva, que atualmente diante de tanta tecnologia nos avisa aonde e quando vai chegar independentemente da nossa vontade, a rigor só nos causa mal por conta dos nossos abusos e mau uso da terra em que vivemos.
Nós os seres humanos já causamos danos e destruímos muito mais matas, árvores, florestas, rios, mares, cascatas, faunas e floras, campos, prados e pastagens primárias do que toda chuva que já caiu na terra nesses últimos milhões de anos. Pensem nisso.
Os vândalos que promovem queimadas que o digam, pois sabem muito bem o mal que estão causando.
Maldito sim sejam a nossa cobiça e esse desejo mórbido de riqueza, progresso e poder indiscriminado, desmatando as margens dos rios, construindo pontes e viadutos sem necessidade: alguns inclusive inertes e inacabados, abandonados pelos poderes públicos.
Concluindo:
A chuva é sim uma bênção de Deus. Ela nunca veio para nos prejudicar. Deus jamais permitiria que a chuva nos fizesse mal. Nós, seres humanos civilizados que neste século XXI já progredimos tanto é que ainda não aprendemos a lidar com todos os problemas causados pela imposição da própria natureza que nos cobram diuturnamente pelo mal que a fazemos.
Humor:
Que tal ir à pizzaria e pedir uma pizza assada naturalmente pelo sol escaldante do verão e não assada no forno à lenha como tantos maus comerciantes que existem por aí fazem?
Pense bem. Um saco de carvão ou umas lascas de madeira é o resultado do corte de uma árvore de grande porte.
 
(CLEMENTINO, poeta e músico de São Sebastião – SP/BR.)