Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sejamos livres e felizes

Entre os que odeiam felizes seremos se vivermos sem ira. No meio dos homens que se odeiam que estejamos livres de rancor. Felizes, seremos se vivermos sem sofrer. Sejamos livres de sofrimentos.

Entre os que desejam... Felizes são quem sem desejos vivem, sejamos livres dos desejos. Felizes em verdade somos nós que nada possuímos. Que sejamos nutridos de alegria como os deuses radiantes. 

Quem gera as hostilidades, sepulta, na desgraça o vencido. Na alegria, descansa os homens pacíficos que não desdenha a vitória nem a derrota. Não há fogo tão ardente como a paixão, nem mais suave que o amor, nem mais triste que o ódio. Não há miséria maior do que fome.

A fome é uma doença gravíssima, são as piores desgraças que constituem a existência quem sabe disso, se torna mais consciente, generoso, ajuda e socorro o faminto.

A saúde é o maior bem. O contentamento é a melhor riqueza. O amigo fiel é o melhor parente, mas ainda a suma beatitude é Deus. Se gostar das doçuras da solidão e da paz, liberta-se do sofrimento e do mal, bebe a doçura da verdade.

É bom contemplar os nobres e viver junto deles é uma felicidade, muito mais feliz é aquele que nunca deita o olhar sobre suas regras. Tratar com estúpidos é comprar aborrecimentos. Viver com tolos é em todas as circunstâncias tão vergonhoso como conviver com inimigos.

Estar na companhia dos sábios é gozar da mesma felicidade que viver no meio dos seus. Recorre, portanto, à sociedade dos sábios, dos eruditos, dos homens piedosos que estão sob o jugo da verdade.

Como a lua, segue o caminho das estrelas segue o exemplo dos bons e dos sábios.E que sejamos livres e felizes.


 06/07/2005
SBernardelli
Enviado por SBernardelli em 31/10/2005
Reeditado em 01/08/2009
Código do texto: T65725
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SBernardelli
Caraguatatuba - São Paulo - Brasil
912 textos (289877 leituras)
25 e-livros (11513 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 16:43)
SBernardelli