Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Educação

Você pode estar lendo esse texto na tela mais sofisticada do mais avançado computador, ou numa simples folha de papel; pode residir numa casa comum ou num ambiente de alta tecnologia; pode consumir alimentos naturais ou transgênicos; pode comunicar-se à moda antiga, ou via satélite, se locomover de carro, trem, avião e até mesmo de espaçonave; você pode ter uma profissão mas humilde ou ocupar o posto de maior relevância. Você pode tantas coisas! ...
Mas por trás de tudo isso, existe um profissional, uma profissão, que sem exagero, podemos considerar como a mãe de todas as outras. A civilização existe por que, alguém aprendeu algo e passou adiante, esse aprendiz aprimorou o conhecimento adiquirido e repassou para outros, multiplicando o saber. Assim: das primeiras letras aos algoritmos mas complexos. Todos nós precisamos de um professor. É, um professor, esse cidadão que ensina a aprender, esse trabalhador cada vês mais desprestigiado, desrespeitado... No entanto: se alguém permanece  analfabeto, é por falta de professor em sua vida, e por falta de educação, vivemos num país violento e ignorante. Com menos escolas e mais presídios, com discursos de mentira e desditas de verdade.
Não só no dia do professor, mas em todos os dias precisamos pensar com cuidado e carinho nos nossos queridos mestres, eles possuem  a senha para um futuro melhor, o código para mudanças reais, a fórmula para uma efetiva cidadania: educação!

Sociedade torta,
Salva a escola quase morta!
Dá respeito ao professor!
Tarefa difícil,
O ensinar a aprender,
Mas é esse o oficio,
De quem semeia o saber.
Sociedade inculta...
Num país sem cultura,
De ignorância endêmica,
Educação é a cura,
Dessa inconsciência congênita.
Sociedade inconseqüente...
Na nação da bola e do rebolado,
Ninguém pode se dizer enganado,
A burrice é crônica!
Basta ver da urna o resultado.
 Vamos deixar de hipocrisia!
Educar é a única via,
Para dar a pátria salvação.
Mas adestrar ao voto errado
O povo mal educado,
É a grande armação.
Chega!
Vamos dar ensino de verdade!
Dignidade ao professor,
Basta de deslealdade,
Viva o educador!
Antonio Pereira APON
Enviado por Antonio Pereira APON em 06/10/2007
Reeditado em 14/07/2010
Código do texto: T683062

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (http://www.aponarte.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Antonio Pereira APON
Salvador - Bahia - Brasil, 53 anos
158 textos (37714 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/17 05:57)
Antonio Pereira APON