Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16

A Bíblia nos orienta a buscar a santidade em muitos versículos, tanto no velho como no novo testamento.

E uma má interpretação desta santidade que Deus nos cobra, tem causado dois fatos que são responsáveis por afastar muita gente dos caminhos do Senhor.

Mas primeiro vamos a algumas perguntas que não querem calar...

Que santidade é esta?

O que Deus faz ou deixa de fazer que o torna Santo?

Será que Deus é Santo por que não bebe, não fuma? Ou quem sabe Ele é Santo por causa das roupas que usa?

Talvez Ele seja Santo porque não fala palavrão?

Queridos irmãos e irmãs, se você buscou a santidade nestes tipos de coisa, deixando de fazer ou fazendo algumas coisas terrenas buscando a santidade do Deus celestial, sinto informar que procurou a santidade no lugar errado.

Claro que deixar de fazer algumas destas coisas ou fazermos outras pode nos seus trazer algo de bom no que tange ao bom senso, qualidade de vida, saúde, etc.

Mas nenhuma destas coisas tem haver com santidade.

Voltando aos dois fatos que falei acima.

Sou cristão evangélico há 34 anos. Iniciei minha caminhada com o Senhor não Assembléia de Deus em casa 1986, quando a visão da igreja ainda era terrivelmente fechada, com muito mais dogmas e costumes vãos e obsoletos do que hoje. Uma igreja legalista.

Está visão errônea e equivocada da palavra de Deus, desde aquela época e ainda hoje criaram os fatos que eu citei acima. Crentes orgulhosos por se sentirem santos por se abster de coisas e praticar outras. Que excluíram, tiravam da comunhão da igreja quem não praticava a tal "santidade", e com isso, criavam o segundo fato, o fardo pesado dessa pseudasantidade afastavam novas pessoas de virem buscar ao Senhor em comunidade na comunhão com outros irmãos e literalmente matavam as ovelhas que não suportavam nem a carga do legalismo nem a língua dos ditos "santos". Infelizmente, ainda que de forma mais discreta,esse legalismo do isso pode isso não pode ainda ser mantém na maioria das igrejas. Afastando novos membros.

Deixando nos bancos músicos, pregadores, lideranças.

Por que eles não são Santos nos padrões errôneos dessa visão distorcida da palavra de Deus.

Me lembro como se fosse ontem de um dia que fui retirado do culto de portas fechadas, dia Santa Ceia na igreja nos idos de 1989

Porque tinha sido retirado da comunhão da igreja por ter voltado a fumar.

Fiquei do lado de fora, não fui embora amargurado, graças a Deus. Pelo buraco da fechadura assisti ao culto. Assisti não... Participei! Cantei, orei dei glória e senti e manifestei a presença do Santo Espírito em minha vida orando em línguas.

E na hora da ceia algo incrível... Participei do pão e do vinho como que se um anjo os traziam a mim. Senti - me imensamente amado por Deus abençoe aquele dia e creio foi importante para minha permanência em Seus caminhos.

Infelizmente muita gente que passou por coisas semelhantes abandonou Deus por conta de atitudes de homens.

Então o que é essa santidade?

Onde está a santidade de Deus?

O que fazer para ser considerado um dos santos do Senhor?

Também vestirei os seus sacerdotes de salvação, e os seus santos saltarão de prazer.

Salmos 132:16

Não precisa muita sabedoria para já ter entendido que a santidade do Senhor não se encontra em coisas terrenas...

O Senhor é Santo por que é íntegro. Por que não volta atrás em sua palavra

O Senhor é Santo por que é bom, em todo o tempo Ele é bom.

O Senhor é Santo por causa de suas obras e principalmente o Senhor é Santo por causa de suas misericórdias que duram para sempre e seu grande amor incondicional.

O Senhor é Santo por que é amor.

Deus é amor e amor é o vínculo da perfeição.

Quer realmente assumir a santidade de Deus e ser considerado um dos santos do Senhor nesta terra?

Bom, Ele sabia que exigir uma santidade celestial seria algo que nós jamais iríamos alcançar...

Então providenciou o Seu próprio Espírito Santo para nos ajudar a ser realmente santos.

Queres ser Santo?

Busque os frutos do Espírito

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Gálatas 5:22-23

Nestas coisas encontra uma vida Santa, e serás um dos santos do Senhor ainda que cometa algumas coisas, pecados etc

Pois o sangue de Jesus está diante de Deus no santíssimo lugar o lembrando todos os dias do sacrifício da cruz e nos perdoando por estas faltas....

Mas a santificação só vem quando você produzir os frutos do Espírito Santo em sua maneira de viver

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

1 Pedro 1:15

A paz do Senhor

Diácono Marcelo Bancalero