No que eu acredito

Eu acredito que as melhores armas contra o preconceito são o conhecimento e a compreensão e que nunca evoluiremos se sempre considerarmos apenas o nosso ponto de vista. Penso que está mais do que na hora de vermos que o mundo mudou consideravelmente, sabemos muito mais do que sabemos hoje e precisamos nos desfazer de velhos preconceitos e entender que a realidade pode ser muito mais do que somos capazes de compreender. Temos de admitir que nossas crenças e ideologias nunca devem ser absolutas, pois elas podem nos impedir de ver a verdade e até de enfrentá-la como devemos.

Eu acredito que tomar um choque de realidade pode ser bastante doloroso, mas necessário em certos momentos. Depois que vemos que nada é o que tínhamos imaginado, aprendemos a discernir melhor e, se a desilusão foi muito forte, pelo menos não será mais tão fácil nos enganarem quanto antes.

Eu acredito sim que o ser humano pode evoluir. Hoje, reconhecemos os direitos de certas categorias, discutimos acerca do respeito às mulheres, negros, homossexuais, índios , animais e crianças e a escravidão, que antes dava prestígio, é hoje um crime abominável. Como dizer que o mundo não pode ser um lugar melhor?

Eu acredito que, quando damos voz ao outro e permitimos que se expresse, nós nos damos uma chance de conhecer as pessoas além das aparências e aprendemos a ver que temos de nos ver primeiro como seres humanos, sem nos deixar contaminar por aspectos como gênero, cor da pele ou crença religiosa.

Eu acredito que só evoluiremos se pararmos de julgar as pessoas precipitadamente e resolvermos antes ouvi-las.

Eu acredito que o amor existe e precisa ser praticado diariamente, devendo ser acompanhado do respeito e da compreensão.

Eu acredito que cabe a cada um de nós ver que somos os principais responsáveis por nós mesmos e pelo mundo e que, quando aprendemos algo, temos de dividir com as demais pessoas.