Premissas invariáveis

Vamos pensar?

1. Até a década de 1980 aprendemos que o brasileiro era uma só nação, formada por indígenas, afrodescendentes, brancos e o resultado dessa união.

2. Nessa perspectiva a gente via as diferentes culturas pertencentes a todos nós. Se falava das origens das danças, comidas, festas, folclores etc mas não havia qualquer sensação de pertence. O branco podia sambar, o negro dançar valsa, índio jogar capoeira etc.

3. As coisas começaram a mudar depois que surgiu essa ideia de dividir os grupos, e cada um deveria tomar posse de suas culturas. Até ai tudo bem...

4. Com a introdução do comunismo que aos poucos começou a ganhar adeptos, as diferenças começaram a ser vistas como classes ou etnias. Nesta sistemática os interesses passaram a ser mais importantes que a harmonia. Pois uma classe ou etnia, sociologicamente falando, sempre acredita que existe outro grupo para se opor aos seus interesses.

5. Depois disso ficou fácil fazer as pessoas se aliarem ao grupo que as caracteriza pela cor da pele, corte e tipo de cabelo, religião, opção sexual etc.

6. Passou a ficar difícil reunir as pessoas com base em uma premissa invariável (Deus, Amor, Homem, Mulher), porque as opiniões tronaram-se inúmeras e as premissas passaram a ser plural.

7. A diversidade enriquece a cultura. Mas ditar qual o grupo que devo pertencer só por causa da cor da minha pele ou definir que sou escravo de uma tendência é a pior ditadura que caracteriza a atual Era (era de Aquários).

8. Essa configuração de sociedade tornou o cidadão mais vulnerável aos interesses de seus criadores, ou aos interesses de quem conhece perfeitamente as engrenagens do sistema comunista.

9. Ainda assim a figura dos que têm uma visão de mundo global e defendem premissas invariáveis prevalece, e sua força resiste mesmo diante das ameças de destruição.

10. Quem começa a ponderar percebe que a visão do comunismo também é global. Mas não se posiciona contra porque se rendem ao alter-ego de pertencer ao seu grupo, e uma mudança de posicionamento representaria uma traição digna de punição severa.

11. Às vezes estamos presos a pesados fardos por acreditarmos que o fardo de quem pensa diferente é insuportável.