A vida não é curta demais para quem vive intensamente

Uma pessoa mais velha que eu veio até a mim me dar um conselho, sei que foi para me edificar, mas dentre tudo que ele me falo, ela abordou um tema para nossa conversa que me fez discordar de tudo que ele disse, prestei atenção em tudo, e sei que talvez se ele tivesse abordado um tema melhor talvez eu tivesse prestado mais atenção. Ele pediu para eu me esforçar para ser alguém na vida e disse: ‘ a vida é curta demais...’ Me desculpem todos que pensam como ele, mas todos vocês nunca viveram intensamente... Desejo ter uma vida longa e que me dê tempo de repetir por varias e varias vezes as coisas que me fazem feliz, como sentar numa roda com os amigos e falar sobre coisas vagas e também sobre aquelas que são interessantes, pelo menos de vez em quando saber que faço ou fiz alguma que ajudou a tornar o mundo um lugar melhor não só pra mim. A vida não é curta pra quem consegue viver intensamente! Talvez você viva oitenta anos numa vida tão comum e tão monótona que você será menos lembrado que alguém que viveu apenas vinte e cinco.

E esse alguém que viveu vinte cinco não precisa fazer nada assim de extremamente extraordinário para ser mais lembrado, basto que ele faça mais amigos, faça mais discursos, exponha mais opiniões que você, fique ate mais tarde nas festas, experimente mais sabores, conheça mais lugares, mande mais cartas, troque mais idéias, escute mais histórias, viva mais paixões e mergulhe com tudo num grande amor, faça mais coisas incomuns e preocupe-se menos com a opinião alheia. Viu só? Ele não precisou salvar nenhuma criancinha, nem explodir um prédio, mas sabem todos que viveram com ele que ele sempre será lembrado, pela intensidade que se viveu, pela forma única que sabia aproveitar e extrair de cada situação aquilo que há de melhor para ele.

Viver intensamente é não excitar tanto em minutos que querem sua reação imediata, como um beijo roubado na hora certa, viver intensamente é sonhar e realizar, não se contentar com o pouco e ter os pés no chão para saber com o que se deve sonhar, não dar mais valor nas coisas que devem ser vistas como fúteis, valorizar o minuto de prazer que se pode ter ao lado de quem se ama, pois quem garante que vamos estar aqui pra sempre? A vida não é curta para quem sabe viver intensamente.

Seja lá o que for que te faz feliz, faça, busque, viva, para que cada minuto você saiba extrair o melhor que há em cada segundo, pois assim não importa quantos anos você viva já que seus melhores momentos foram sempre vivenciados um minuto de cada vez.

Thiago Paiva Moreira
Enviado por Thiago Paiva Moreira em 16/10/2007
Reeditado em 24/01/2013
Código do texto: T696894
Classificação de conteúdo: seguro