Alguém falou casamento?

Já percebeu como as pessoas passam horas assistindo contos de fadas em que a princesa encontra seu príncipe encantado e todos vivem felizes para sempre? A imaginação de “felizes para sempre” nos torna esperançosos e cheios de sonhos de que a paz reinará em nossos lares e corações; como algo místico e surpreendente para sempre nos deixar com sorriso de orelha a orelha satisfazendo o nosso ego e desejos (opa, olha o narcisismo aí!).

Ante cerimônia de casamento nos preocupamos com todos os detalhes, desde a pintura de uma unha até a decoração do salão.

Durante a cerimônia pensamos se está tudo perfeito, como imaginávamos. Pós cerimônia, estamos com as bagagens feitas para a lua de mel. Diversão garantida!!! Duas vidas viraram uma só. Incluindo a bagagem que era dela, agora é dele também, ou vice-versa. Se ele for bagunceiro, cuidado para não brigarem no primeiro dia.

“Abra sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.” PV 31.26

Com o casamento adquirimos um autoconhecimento maior, o qual não tínhamos anteriormente. Aquela mulher doce e meiga, pode virar A bruxa e aquele homem romântico e inacreditável, pode virar O leão, mas tudo depende de nossas reações frente a acontecimentos que nos desagradam, frustram e entristecem. Não podemos depender do outro para sermos felizes, antes de casarmos, temos de encontrar a felicidade em nós para fazermos o nosso próximo feliz. Quem encontra a felicidade em si, encontra um rio de sabedoria o qual nunca se esgotará.

Parabéns!! Você casou-se com alguém que tem um passado, isso não significa que Deus moldou ele/ela do dia para noite e colocou na sua frente e disse: Casem-se! E não se preocupe porque a sua vida vai continuar a mesma coisa: só seus amigos, só sua família anteior, só seus desejos, tempo só pra você... e mais, a melhor parte: não precisa compartilha-lo/la com ninguém!!! - Uhuuu festa!!!! É TUDO SÓ PRA VOCÊ!!!! – Ok, pode parar com os fogos, porque não é nada disso. Não são somente as bagagens da lua de mel que serão compartilhadas, mas também uma bagagem chamada passado que inclui amigos, pais, irmãos/irmãs e toda a parentaiada. Essas pessoas foram o suporte para ele/ela chegar ao altar.

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Ex. 20.12

Quando nascemos não enxergamos, não comemos sozinhos, não andamos, não trabalhamos para nos sustentar e ao menos comprar a roupa que vestimos, mas para tanto Deus nos empresta dois seres: um pai e uma mãe – que nos emprestam suas pernas para irmos onde é necessário, sua energia e disposição para chegar o sustento e suprir nossas necessidades diárias, tudo feito com muito esforço, amor e carinho. Um bebê não vai só ao médico, porque não fala, não anda, mas antes seus pais ao perceberem que algo não vai bem o levam e falam por ele. A vida se inverte. Com o passar do tempo a criança vira o adulto responsável e o adulto responsável, vira uma criança que precisa de cuidados. Aquele pai ou mãe que cuidava de seu filho, já não cuida mais, não porque não precisa, mas porque agora quem não enxerga, ou não anda é o pai ou a mãe. Agora quem não consegue se alimentar sozinho é o pai ou a mãe. A mente já se esvaneceu e inconsciente o leito de morte está chegando, sem quem dê amparo, como será para os pais? Um escuro. Um silêncio. Um frio. Cuidado com quem você se casará, porque essa pessoa precisa te dar grande apoio nessa hora e converter um leito que seria somente de pranto e tristeza, pautado em amargura e esquecimento, num leito de sorrisos e alegrias, pautado em amor e agradecimentos. Honrar aos pais é também cuidar deles.

“Quando eu lanço a alegria, ela faz uma curva e volta novamente para mim.” Barbara Johnson

O seu destino, depende de sua maturidade emocional e espiritual. Deus deixou um manual para nós, aproveite e saboreie cada palavra de vida, pois ela é viva e eficaz para cumprir os propósitos do seu Criador. Deixe sua bagagem e conte com um grande amigo: o Espírito Santo – assim sua jordana será leve e seu legado eterno. Já definiu qual legado você quer deixar nessa terra?

“Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas[...]” Ec 7.8